Notícias

Educação / Semana do Esporte

25 de Março de 2014 11h02

Workshop discute importância da prática esportiva e de lazer

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na noite desta segunda-feira (25), a abertura da Semana do Esporte, Lazer e Cidadania da Capital. De acordo com o secretário de Esportes, Carlos Brito, a semana será para lembrar que o esporte precisa deixar de ser visto como despesa e ser reconhecido como um investimento.

O evento segue até sábado, dia 29, oportunidade em que será realizado um workshop com várias palestras, cursos, recreações, torneios esportivos e danças.

Segundo Carlos Brito, investir em esporte e lazer é garantir que no futuro os gastos com saúde, segurança e com o sistema prisional sejam menores. “Pensando nisso vamos criar a cultura da prática esportiva em Cuiabá”, disse.

A secretária-adjunta Municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destacou que na rede municipal a atividade física é uma prática que vai desde a pré-escola até o 9º ano, pois a SME credita que o esporte tem o poder de transformar crianças e jovens.

Ela lembrou ainda que a Secretaria tem inúmeras ações que ajudam nessa transformação, como o programa Porta Aberta, que atende toda a comunidade escolar com ações de lazer, esportiva e de cidadania; o Fifa 11 pela Saúde, que é um projeto educativo que incentiva a prática esportivas e hábitos saudáveis.

Outro programa que também beneficia os alunos da rede municipal é o Mais Educação, que atende aproximadamente 16 mil alunos, com inúmeros atividades, principalmente esportivas.

“Enquanto educadores, nós vemos o esporte como um instrumento capaz de transformar a vida de inúmeras crianças e jovens, principalmente daqueles que estão em situações de vulnerabilidade”, disse a secretária-adjunta.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, seccional Mato Grosso, Carlos Eilert, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do workshop para capacitação de profissionais de educação física. “É preciso formar profissionais preocupados com a qualidade de vida da população. É para isso que estamos aqui para discutir ações e políticas em prol da educação física”.

Abertura - O show de abertura do evento ficou por conta da apresentação de alunos do grupo Beleza tem Raizes, da escola Marechal Cândido Mariano, com o espetáculo de dança “De Vila Real à Copa 2014”. As professoras da escola Guilhermina de Figueiredo, Marcia e Dalva, divertiram o público com uma apresentação teatral, que também teve como tema a Copa do Mundo.

Na abertura a professora Waléria Rezende Fett proferiu a palestra “O envelhecimento no mundo e seus desafios para obtenção de uma vida saudável: exercício, esporte e sustentabilidade ambiental”. 

O workshop é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cidadania e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e apoio da Federação Mato-grossense de Vôlei, Sindicato dos Árbitros de Mato Grosso e Corpo de Bombeiros.

Nos demais dias de workshop serão realizados vários cursos voltados para os profissionais de educação física. A programação conta ainda com eventos esportivos, recreativos, de lazer e cultural.

Pelo menos 200 profissionais de educação física se inscreveram para participar do workshop.

 

Confira a programação e a ficha de inscrição clicando aqui.