Vice-prefeita

CORONEL VÂNIA ROSA

 

Coronel Vânia Rosa é a vice-prefeita eleita em Cuiabá, ao lado de Abilio Brunini, e juntos tiveram 171.324 votos no segundo turno das últimas eleições municipais. Atualmente,  Vânia Rosa assumiu os trabalhos à frente da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão.

Vânia é Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), tem 44 anos de idade, é mãe de dois filhos e é natural de Guiratinga, interior do Estado.

A vice-prefeita tem uma carreira consolidada na Polícia Militar, com mais de 25 anos de serviço prestado a sociedade. É bacharel em Segurança Pública pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), com especialização em administração pública e psicanálise. Também concluiu cursos na Polícia Militar destinados ao aperfeiçoamento de oficiais. 

Um dos seus trabalhos mais recentes, foi liderar a Patrulha Maria da Penha da PMMT, trabalho que tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo e periódico, além de garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medidas protetivas em vigência. 

Somente em Cuiabá, a Patrulha Maria da Penha acolheu mais de 1,2 mil mulheres no ano de 2022, número igual ao de atendimentos realizados no primeiro semestre de 2023.

Dentro da corporação, Vânia trabalhou no início de sua carreira no interior do Estado na parte operacional, atendendo todo o Médio Norte e, posteriormente, dedicou boa parte da sua carreira na área de Ensino da PMMT nos cursos de formação de novos policiais (Praças e Oficiais) e também serviu no Colégio Militar Tiradentes na Capital.

Em 2019, a militar se licenciou e por conta própria participou do movimento de militares que foram para Brasília para debater sobre o projeto de Lei 13.954/19 que alterava as regras de Previdência para as Forças Armadas, policiais militares e bombeiros estaduais, atuando de forma que os militares tivessem o menor prejuízo com a Lei que foi sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro no final daquele ano. 

Em reconhecimento pela luta da causa que beneficiou mais de 15 mil militares no Estado, em 2020, a coronel foi convidada para participar da gestão da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (ASSOF-MT).

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.