Mobilidade Urbana / Capacitação
22 de Janeiro de 2016 17h30
Voluntários do Projeto ‘Amigos do Trânsito’ recebem treinamento para atuarem nas áreas escolares da Capitac
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá realizou na manhã desta sexta-feira (22), a capacitação de mais de 30 voluntários do Projeto ‘Amigos do Trânsito’. A capacitação teve com base as normas de condutas no trânsito, com atuação em vias escolares. Os voluntários atuarão como orientadores nos entornos das escolas da Capital. O objetivo é de reeducação e prevenção, buscando reduzir o índice de acidentes, a melhoria do fluxo em vias e a segurança para condutores e pedestres nas proximidades dessas escolas.
O projeto foi lançado no início deste mês, com a parceria de oito escolas privadas, seguindo a campanha volta às aulas do calendário escolar 2016. As ações estão previstas para iniciar em 1º de fevereiro.
Segundo o supervisor de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Marcus Garé, que conduziu a capacitação, atualmente, nos acessos das unidades escolares são onde acontecem uma grande quantidade de infrações.
“Apontado isso, as infrações nesses locais, vimos a necessidade de elaborarmos ações de prevenção no combate a elas. Então, buscamos essa parceria entre o poder público e o privado. O projeto foi bem aceito pelas instituições e em conjunto vamos trabalhar nas melhorias nesses locais, buscando uma cultura de respeito, educação e segurança no trânsito. A capacitação é essencial para alcançarmos nossas. Além de orientação quanto à legislação, também preparamos eles para lidar com situações de comportamento, no que diz respeito ao emocional tanto do agente colaborador, quanto do condutor”, disse Garé.
Ainda segundo Garé, a intenção é que o programa se torne parte do calendário anual de ações da Semob. “Entendemos que para os resultados acontecerem e conseguirmos criar uma cultura diferente nos nossos condutores, precisamos desempenhar um trabalho gradativo e constante. Buscar a continuidade dentro das ações. Uma vez que estamos tratando maus hábitos de anos,” explicou.
As escolas participantes dessa primeira edição são: Maxi, Master, São Gonçalo, Plural, Notre Dame, Neo DNA, Olimpo e ECSA-Maxi. Elas assinaram no dia do lançamento do programa, um termo de cooperação técnica, que firma a parceria e o propósito de trabalharem nas ações com o mesmo empenho, alcançando o objetivo apontado no projeto. Além das escolas, está participa das ações também, o Shopping Popular.
As instituições que se interessarem em fazer parte do projeto podem procurar a Secretaria de Mobilidade Urbana, pelo número (65) 3315-4217. Após contato, a coordenação do projeto visitará a instituição para levantamento das características do trânsito no local e estrutura. Todos passarão pela capacitação.