Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cuiabá melhor

01 de Abril de 2016 17h50

Virginia Mendes vistoria obras de duas novas unidades do Siminina

PAMELA MURAMATSU

Josi Pettengill

Arquivo

A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), José Rodrigues Rocha Júnior, conferiram, na tarde de quinta-feira (30), como andam os acabamentos das obras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Bairro Dr. Fábio, e das unidades do Programa Siminina no bairro Três Barras e também do Dr. Fábio. As inaugurações destas unidades serão no final do mês de abril.

No Dr Fábio, a reforma realizou uma ampla transformação no espaço, que antes era um CASB - Centro de Atenção Básica e após a reforma e ampliação vai passar a ser uma unidade de CRAS.  Serão investidos R$ 169 mil na reforma da unidade já existente, para aumentar pé direito da casa, trocar as telhas, modificar a fiação elétrica, entre outros serviços. Também foi construído um anexo e vai possibilitar a ampliação do atendimento à população e vai abrigar a unidade do Siminina. O programa já funcionava ali, porém em precárias condições.

Já a unidade do Siminina no bairro Três Barras vai ganhar um local totalmente novo. A obra de construção da nova sede custou R$ 176 mil. Antes as meninas usavam o centro comunitário do bairro, que está com estrutura condenada.

Segundo Virginia Mendes, ainda há vários detalhes para que as duas obras fiquem no padrão de qualidade da gestão do prefeito Mauro Mendes. “Quero o melhor para as nossas crianças e por isso busco a mesma qualidade de atendimento e cuidados que teríamos em uma obra privada. Não é porque é público que tem que ser inferior. Estamos mudando esse conceito em Cuiabá, dando outra cara para as obras realizadas no município, desde escolas, unidades de saúde, asfalto, parques e áreas de lazer pra cidade, usando materiais de qualidade e que vão ter uma durabilidade maior. Isso demonstra o respeito e a seriedade com que tratamos o dinheiro público”, destacou a primeira-dama.

“Desde 2013 quando iniciou essa gestão estamos trabalhando para melhorar os espaços físicos das nossas unidades, pois estamos lidando com crianças, idosos, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população de rua e todos os públicos que estão em condição de risco ou em vulnerabilidade social. Esse público precisa de atendimento de qualidade e é este o nosso objetivo, este é o foco da Assistência Social”, afirmou o secretário José Rodrigues.

De acordo com a coordenadora do Programa Siminina, Rosamaria Carvalho, os investimentos nas estruturas físicas do programa vão possibilitar que novas atividades sejam desenvolvidas para as meninas. “O trabalho pedagógico com certeza vai melhorar e o que antes não era possível fazer por falta de espaço agora não vai ser mais problema. Temos tidos muitos avanços no Siminina desde que a primeira-dama Virginia Mendes assumiu e isso é sentido na evolução de crianças participantes. Ano após ano o número aumenta e atualmente temos 950 meninas entre 06 a 14 anos atendidas pelo programa em 16 bairros e no Distrito da Guia. Atualmente, o programa Siminina é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes em Cuiabá”, disse Rosamaria.

As inaugurações das duas unidades integram o calendário de comemorações de aniversário de 297 anos de Cuiabá.