Notícias

Saúde / Reta final

24 de Março de 2016 16h14

Virginia Mendes vistoria obra da nova ala pediátrica do Pronto Socorro

PAMELA MURAMATSU

Josi Pettengil

Arquivo

A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e a juíza da Vara Especializada da Infância e Juventude, Gleide Bispo, fizeram uma visita nesta quinta-feira (24), às obras da nova ala pediátrica do atual Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). As obras estão em fase bem avançadas e já na etapa de acabamentos. A previsão de inauguração é para final de abril, durante a programação de aniversário de Cuiabá.

A nova ala pediátrica funcionará no 3º andar do atual Pronto Socorro e terá um total de 40 leitos, sendo 10 deles destinados a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e desses, dois ao isolamento. No setor de semi UTI serão cinco leitos e, na enfermaria, 25.

 O espaço terá ainda brinquedoteca, área para atividades culturais das crianças, lactário, local de convivência para os pais. Todos os ambientes seguem os padrões de hospitais infantis que são referências no país, como, por exemplo, o Hospital Infantil Pequeno Príncipe, que é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e localiza-se em Curitiba.

 A primeira-dama tem acompanhado de perto a obra e tem se empenhado muito para tornar o ambiente um local de referência para o atendimento pediátrico em Mato Grosso. “No que depender de mim essa ala irá oferecer atendimento em saúde de excelência e humanizado para as crianças e os familiares destas crianças”, destacou Virginia Mendes.

 A juíza Gleide Bispo ressaltou que a parceria com a primeira-dama se estenderá para além da entrega da ala pediátrica. “Estamos estudando uma forma de continuidade, para que todo este investimento permaneça e evolua. A ideia é ter um conselho gestor para que possamos desenvolver projetos de voluntariado e protocolos permanentes de atendimentos em diversos setores do hospital”, afirmou a juíza.

 Há mais de um ano Virginia Mendes tem se dedicado em prol da nova ala pediátrica do Pronto Socorro. Entre algumas ações que ela coordenou estão a arrecadação de brinquedos educativos para a brinquedoteca, depois a realização de um bazar beneficente, cuja renda também foi direcionada para equipar o local.

 Acompanharam a visita a secretária adjunta de Planejamento e Operação da Secretaria Municipal de Saúde, Iracema Queiroz, e o diretor técnico Alexandre Martins.