Saúde / Nova ala pediátrica
11 de Maio de 2016 16h24
Virginia Mendes e juíza Gleide Bispo são homenageadas na inauguração da ala pediátrica do Pronto Socorro
A primeira dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e a juíza da Vara da Infância e Juventude, Gleide Bispo dos Santos, foram homenageadas durante a inauguração da nova ala pediátrica do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, ocorrida nesta quarta-feira (11). Elas receberam o reconhecimento do prefeito Mauro Mendes, do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, do secretário municipal de Saúde, Ary Soares Júnior, e de toda a equipe técnica do Pronto Socorro, pelo empenho e dedicação durante o processo da obra da nova ala pediátrica.
Muito emocionada, a primeira dama destacou que como mãe de três filhos e sente na pele o que é ver uma criança doente ou internada. “São coisas que cortam o coração de qualquer pai ou mãe, por isso estou me empenhando para que as crianças que serão atendidas nesse espaço recebem sempre todo carinho, conforto e o melhor atendimento possível. Acredito que a humanização hospitalar por meio de projetos lúdico-educativos auxilia na recuperação das crianças”, destacou Virginia Mendes.
A primeira dama Virginia Mendes anunciou que vai permanecer no Grupo Gestor da Pediatria, buscando parceiros e auxiliando com projetos sociais para ajudar a manter o local. “Temos ainda várias ideias para por em prática e ajudar a manter a qualidade de tudo o que entregamos, pois o custeio e manutenção é algo primordial”, ressaltou Virginia.
Falando em nome dos médicos que atuam na Pediatria do Pronto Socorro, a médica Débora Gouget, relembrou que em 2012 a unidade pediátrica do hospital foi fechada e desde então os profissionais almejam pela obra que traria esperança e melhorias no atendimento infantil.
“Fomos colocados em segundo plano e após inúmeras tentativas de recuperar o nosso espaço surgiu uma ajuda que jamais imaginaríamos que seria tão bem vinda e tão abençoada: a nossa querida e admirada juíza Gleide Bispo. A partir deste dia iniciamos uma história de companheirismo, amizade e seriedade, cumplicidade, otimismo e muita resiliência. Foram inúmeras reuniões, noites adentro de discussões, escolha de materiais e a interminável busca de apoios e parceiros”, disse Débora.
A juíza Gleide Bispo destacou ainda que após inúmeros entraves uma importante mudança ocorreu: a eleição do prefeito Mauro Mendes. “O prefeito Mauro Mendes nos recebeu e nos tratou com muita seriedade. Ele abriu as portas da sua administração logo que assumiu, em 2013, e de lá pra cá colocou esse projeto como prioridade”, ressaltou Gleide em seu discurso.
Mas foi o olhar sensível e acolhedor da primeira dama Virginia Mendes que possibilitou inúmeros avanços na obra. Convidada pela juíza Gleide Bispo a ser madrinha da ala pediátrica, Virginia prontamente tomou à frente de várias ações. A primeira foi a arrecadação de brinquedos educativos para a brinquedoteca da ala infantil. Em maio de 2015, a primeira dama decidiu comemorar o aniversário e ao invés de pedir presentes pra ela estimulou e solicitou que os convidados doassem para a ala pediátrica.
A segunda grande ação foi um bazar beneficente, cuja renda também foi toda direcionada para equipar o local e montar um ambiente de acolhimento dos pais e uma sala para orações, humanizando a ala pediátrica. Também foi resultado do empenho e esforço da primeira dama a instalação de painéis decorativos em todo o local com temas lúdicos e valorizando as aves e árvores do cerrado e do pantanal.
“Virginia foi como uma fada madrinha, abraçando a nossa causa e sonhando conosco os detalhes, colocando em prática o que sempre almejamos, mas jamais imaginamos que seria possível. A contribuição da primeira dama foi essencial”, frisou a médica Débora Gouget.
Em reconhecimento a todo o trabalho da juíza Gleide Bispo as médicas da pediatria batizaram a UTI da ala infantil com o nome da mãe da juíza: Idália Bispo dos Santos, falecida em 2015. “A escolha do nome da UTI visou não somente prestar uma homenagem, mas teve o intuito também de celebrar o conceito de família, que quando bem formada cumpre com o seu papel de criar cidadãos de bem para que façam a diferença no ambiente em que vivem”, justificou a médica Débora Gouget.
O prefeito Mauro Mendes fez questão de destacar em seu discurso o resultado do trabalho da primeira dama e da juíza. “Virginia foi uma das principais defensoras deste projeto. No início eu tinha receio, pois nós já íamos começar a obra do novo Hospital e Pronto Socorro e também via o cenário de crise econômica se instalando no Brasil e impactando muito nas finanças da prefeitura. Mas com o olhar de mãe que ela tem me convenceu. E a dra Gleide com sua perseverança e garra correu atrás de parceiros e nos auxiliou muito na realização desta obra, indo além de sua atribuição como juíza, mas dando sua contribuição como cidadã que quer ajudar a melhorar a nossa cidade. Fico muito orgulhoso e feliz com o que estamos entregando para as nossa cidade”, destacou Mauro Mendes.
Clique AQUI e confira as fotos !!