Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Reconhecimento
17 de Fevereiro de 2016 15h11
Virginia Mendes é homenageada com selo ‘Atitude Adotiva’
A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, recebeu, na tarde desta terça-feira (16.02), o selo “Atitude Adotiva”. A homenagem foi entregue pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em reconhecimento às ações e parcerias que a Prefeitura de Cuiabá, por meio de Virginia Mendes, desenvolveu em conjunto com a instituição.
O selo é conferido às instituições e pessoas físicas sensíveis à causa da adoção e parceiras da Ampara nas diversas ações e projetos desenvolvidos com foco nos pais e filhos adotivos e na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes de forma geral.
Para a primeira-dama, é uma enorme satisfação colaborar com a Ampara. “Tenho a convicção de que o melhor reconhecimento é ver um número cada vez maior de crianças e adolescentes vivendo em um lar de amor, em uma família”, destacou Virginia Mendes.
Lindacir Rocha Bernadon, fundadora e gestora administrativa da Ampara, apresentou os resultados obtidos pela instituição em 2015. “Tivemos um crescimento nos atendimentos em relação a 2014 e ano após ano o trabalho da Ampara tem recebido mais e mais adesões. No ano passado, a entidade realizou 5.439 atendimentos, envolvendo pretendentes à adoção e família adotivas, crianças e adolescentes e nos projetos desenvolvidos por nós”, ressaltou a fundadora da Ampara.
A Ampara atua há 7 anos no apoio e orientação às famílias adotivas e aos pretendentes à adoção, levando informação e esclarecimentos sobre o assunto. Virginia Mendes relembrou que conheceu a entidade muito antes de se tornar primeira-dama de Cuiabá. “Meu envolvimento com a Ampara vem desde o momento em que eu e minha família decidimos por adotar uma criança e fomos carinhosamente recebidos pela entidade, que nos orientou muito e nos apoiou desde o início, durante todo o processo e posteriormente também. Recomendo muito aos interessados em adotar e que não sabem por onde começar, procurar a Ampara”, destacou Virginia.
Para adotar uma criança é preciso ir à Vara da Infância mais próxima e se inscrever como candidato. É obrigatório participar de um curso preparatório conforme a Lei da Adoção 12.010/2009. Esse curso é ministrado pela Ampara. Posteriormente é feita uma análise da documentação e são realizadas entrevistas com uma equipe técnica formada por psicólogos e assistentes sociais. Após entrar na fila de adoção, é necessário aguardar uma criança com o perfil desejado.
A Ampara faz o acompanhamento antes, durante e depois da adoção. Para quem pensa em adotar, mas ainda não se definiu, a instituição mantém um grupo de reflexão e apoio que funciona na primeira terça-feira de cada mês, das 19h30 às 21h. O site para mais informações é o www.ampara.org.br e o telefone é o (65) 3644-2559.