Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / VILA CUIABANA
31 de Dezembro de 2021 11h50
Vila Cuiabana: um resgate histórico e cultural; Veja Fotos
Com a entrega da nova Vila Cuiabana, a capital ganha mais um espaço de lazer e um atrativo turístico. Totalmente reconstruído, o espaço foi entregue pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na noite de sexta-feira (30), e faz parte das ações de revitalização da Orla do Porto, às margens do histórico Rio Cuiabá, na avenida Beira Rio.
O projeto de revitalização do cenário que, representa os antigos casarões coloniais da Capital, foi determinado pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e suas obras coordenadas pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).
A Vila Cuiabana antes erguida com material inadequado, foi totalmente reconstruída, agora com materiais de alvenaria, garantindo uma estrutura definitiva e segura à população.
Para cuiabanos e visitantes o local é mais um motivo de orgulho e surpresa. Aldemir Santana, servidor da Secretaria Municipal de Educação, disse que o espaço que representa a cultura cuiabana e, é uma mostra, para todos que visitam Cuiabá, da riqueza e da cultura locais. “O colorido e a beleza dos antigos casarões são a expressão da nossa cultura e será mais uma atração para os turistas junto com o Mercado do Porto, que também está em obras e toda a orla, um espaço que já tem a tradição de receber eventos populares, e representa bem a cultura e a história cuiabana”, disse ele.
A estudante Marcela Moraes, que visita Cuiabá neste final de ano, ficou encantada e surpresa com o local. “A Vila Cuiabana retrata a alegria e o bom humor das pessoas que moram aqui e que gostam de receber com calor humano quem chega à cidade. Além disso fortalece a cultura e o turismo locais. Está realmente muito bonito”, disse ela.
Com a finalização dessa etapa, terá início a reforma da parte interna que poderá ser ocupado por donos de bares e restaurantes e deverá receber uma série de exposições e evento.
O projeto de revitalização da Vila Cuiabana foi uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Sua execução foi coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), um investimento de R$1.151.791,16, que englobou a reconstrução da cenografia do local, além da reforma dos banheiros e serviços de jardinagem e limpeza geral do ambiente.