Saúde / RECEITA FEDERAL

21 de Junho de 2024 09h41

Vigilância Sanitária de Cuiabá recebe doações de eletroeletrônicos do Ministério da Fazenda

Letícia Kathucia

SMS de Cuiabá

Arquivo

O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Receita Federal de Mato Grosso, realizou a doação de diversos equipamentos eletroeletrônicos à equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), na tarde desta quinta-feira (20). A entrega foi feita pelo Delegado da Receita Federal, Dr. Gelson José Schwendler, e recebida pelo pelo Coordenador da Vigilância Sanitária, Onofre Russo Filho.

Os materiais doados têm como objetivo primordial promover a proteção da saúde da população e a qualidade de vida, através do controle de riscos sanitários relacionados a produtos, serviços, meio ambiente, entre outros.

A Coordenadoria de Vigilância Sanitária conta com um corpo técnico composto por profissionais administrativos e de nível superior, de diversas especialidades. Estes últimos, como fiscais sanitários, necessitam dos equipamentos para desempenhar suas atribuições e atividades, que incluem licenciamento e renovação de alvarás sanitários, inspeções sanitárias, emissão de carteiras sanitárias, atendimento de reclamações, denúncias, informes e elaboração de relatórios técnicos. O sistema online próprio (E-VISA) é utilizado na sede da Coordenadoria, além das ações de vigilância in loco em estabelecimentos de saúde e de interesse à saúde, classificados como de baixo, médio e alto risco sanitário.

O Secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira, agradeceu a doação e destacou a importância dos produtos para a Vigilância Sanitária de Cuiabá. "Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, agradecemos os materiais doados, os quais certamente contribuirão significativamente para o bom desempenho de nossos servidores na promoção e conservação da saúde pública de nosso município", frisou Deiver.