Saúde / SAÚDE
08 de Agosto de 2017 18h01
Vigilância em Saúde terá conferência municipal neste mês
Cuiabá vai realizar no próximo dia 31, na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP/MT), a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde - 1ª CMVS. O objetivo do encontro, que vai reunir representantes dos usuários, trabalhadores da saúde e do governo, é propor diretrizes para a formulação da Política Municipal de Vigilância em Saúde e fortalecer programas e ações desenvolvidos na capital.
A 1ª CMVS foi convocada por Resolução do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá (Resolução nº 51 de 01 de Agosto de 2017), e corresponde A etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – 1ª CNVS, convocada pela Portaria do Ministério da Saúde, nº 1.017 de 11 de maio do ano passado.
No eixo principal, as discussões estarão focadas na Política Municipal de Vigilância em Saúde, no fortalecimento do SUS como direito de proteção e prevenção e no fortalecimento dos Programas e Ações de Vigilância em Saúde. Para facilitar as discussões, foram criados quatro subeixos, sendo eles o lugar da Vigilância em Saúde no SUS, as responsabilidades do Estado e dos Governos, os Saberes, Práticas, Processos de Trabalho e Tecnologias e a Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para o enfrentamento das iniquidades Sociais em Saúde.
Ao final das discussões, será apresentado um relatório contendo 12 propostas prioritárias de abrangência Estadual e 12 propostas prioritárias de abrangência Nacional. Também serão eleitos em plenária 24 delegados que irão defender essas propostas tiradas na fase municipal da Conferencia para a etapa Estadual do evento.
“Um dos desafios da gestão para implementar um serviço de qualidade, humanizado e inclusivo é estabelecer um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência”, avaliou o diretor de Vigilância em Saúde de Cuiabá, Benedito Oscar Campos.
Para o vice presidente da 1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia, “a realização de três conferencias – da Mulher, da Saúde e agora da Vigilância em Saúde -, em menos de quatro meses, em Cuiabá, representa o fortalecimento da participação social na gestão do SUS”.
Programação da 1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde
Data: 31/08/2017
Hora: 08:00 às 17:00 horas
Local: Escola de Saúde Pública de Mato Grosso
Abertura
07:30 h – Credenciamento
08:30 h – Abertura Oficial - Composição da Mesa
Coordenadora de Mesa: Elizeth Lúcia de Araújo - Secretária de Saúde de Cuiabá e Presidente do CMS de Cuiabá.
09:30 h - Leitura e Aprovação do Regimento da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Cuiabá.
Coordenador de Mesa: Esp. Julio Cesar de Souza Garcia – Vice – Presidente do CMS – Cuiabá/MT.
Benedito Oscar Fernandes de Campos – Diretor de Vigilância em Saúde/CEREST/SMS
Rosane Auxiliadora Marques Fontes Meciano – Coordenação CEREST-Regional//SMS-Cuiabá
Relatora Geral: Soraia Pinto Tamberi Rodrigues Maciel – Conselheira Municipal de Saúde de Cuiabá
10:00 h – Conferência Magna: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade"
Conferencista: Francisco Wagner Lopes Simplício – Assessor da SES-MT
Coordenadora de Mesa: Moema Couto Silva Blatts, - Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá.
10:30 h – Início dos Trabalhos em Grupo
12:30 h – Almoço
13:30 h – Continuação dos Trabalhos em Grupo
15:30 h – Plenária Final
17:30 h – Eleição de Delegados para a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde
18:00 h - Encerramento