Notícias

Saúde / Tocha Olímpica

22 de Junho de 2016 11h52

Vigilância em Saúde finaliza sala de monitoramento para acompanhar revezamento em Cuiabá

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

Nesta quarta-feira (22) na Vigilância em Saúde, representantes dos órgãos envolvidos na passagem da tocha olímpica por Cuiabá estiveram reunidos para fechar os últimos detalhes do evento.

A técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Moema Couto Silva Blatt. explicou que na capital mato-grossense, o evento será monitorado de uma sala montada na Vigilância em Saúde. Esse monitoramento é habitual em grandes eventos e segue diretrizes do Ministério da Saúde e Agencia Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).

“O objetivo é acompanhar os possíveis atendimentos realizados pelas unidades de saúde referenciadas para o evento,  para relatá-los ao Ministério da Saúde e ANVISA. Assim é possível identificar a sensibilidade e oportunidade da resposta da rede, frente aos eventos de saúde pública que porventura venham a ocorrer”, destacou Moema Blatt.

Desde o dia 25 de maio, representantes dos vários órgãos envolvidos no evento vem mantendo reuniões, visando a organização e monitoramento do evento de uma forma geral, e das ações de saúde em particular, no caso da Secretaria e da Vigilância do município.

“Assim foi montada uma agenda com os setores, inclusive da Secretaria de Estado de Saúde.  Em virtude das informações colhidas junto à Secretaria Estadual de Turismo referentes aos pontos de passagem e paradas da tocha, finalizando com a cerimônia na arena Pantanal, foram definidas a Policlínica do Verdão e UPA Norte, localizada no bairro Morada do Ouro II, como unidades referência para atendimentos relacionados ao evento”, explicou Moema Blatt.

Também foram definidos os pontos focais, ou seja, aquelas pessoas que serão acionadas caso venham acontecer ocorrências específicas em  cada área como por exemplo: acidentes com radiação, ato terrorista, acidentes com múltiplas vítimas, surto alimentar,  e outros.

A técnica explicou também que após a definição da  instalação da sala de monitoramento no CIEVS Cuiabá, a mesma foi finalizada com pontos de internet para ampliação do acesso e outros equipamentos.

A Vigilância em Saúde de Várzea Grande  também foi convidada a participar das reuniões já que o primeiro momento do evento ocorrerá naquele município. 

“A partir das 14 horas desta quinta-feira (23), até o final do show que ocorrerá na Arena estaremos em ação. No dia seguinte serão recolhidas as notificações da unidades referencia para traçarmos o perfil dos atendimentos que comporão o boletim do evento em um único exemplar liberado pós evento”, disse Moema Blatt.

Nesse boletim  também serão relatadas as ações pré evento realizadas pela Vigilância Sanitária, como as inspeções e coleta de água em pontos estratégicos e as ações de controle vetorial de criadouros do vetor Aedes aegypti.