Notícias

/

18 de Fevereiro de 2011 16h00

Vigilância Ambiental alerta população para cuidados durante enchentes

Uiara Ribeiro-Assessoria SMS

A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, coordenada pelo técnico Vagner Coelho, realizou ontem (17-02), junto com a Coordenadoria de Defesa Civil da Campanha sobre de Prevenção e Conscientização das Enchentes na Escola Estadual Rubens de Mendonça no bairro Cohab São Gonçalo.

Segundo Vagner Coelho, a campanha vem sendo realizada com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de tomar medidas de prevenção e proteção sempre que houver riscos de enchentes. Foram realizadas palestras sobre doenças de veiculação hídrica, dengue e animais peçonhentos.

Participaram da ação cerca de 350 alunos do ensino fundamental e professores. Foram  distribuídos folders educativos e exibido um vídeo ilustrativo sobre o perigo da transmissão de doenças através da água contaminada.

Ações

Medidas simples que podem ajudar a prevenir doenças durante enchentes são enfatizadas durante a campanha. A água deve ser filtrada e fervida ou ser tratada com hipoclorito de sódio (2,5%), com a utilização, neste caso, de duas gotas para cada litro de água. Depois de 15 minutos descansando sob efeito do produto, a água está pronta para consumo humano.

Outro cuidado a ser tomado é com a caixa d’água, que deve ser limpa e desinfetada. A caixa deve ser esvaziada e seu interior limpo com panos, esponjas e escovas, mas sem utilizar sabão, detergente, ou outros produtos de limpeza.

Os alimentos estão em segundo lugar na lista de cuidados a serem tomados durante as enchentes. Como podem ser contaminados em contato com a água infectada, eles devem ser selecionados antes de serem consumidos.

Os produtos industrializados que estiverem em embalagens resistentes, intactas e lacradas – e que não sejam de plástico, papelão ou papel – devem ser higienizados também com hipoclorito de sódio (duas colheres diluídas em um litro de água). A limpeza do próprio corpo também é importante, deve ser feita com água limpa ou com álcool 70%.

 

Mais informações:
3617-7379