Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Peixe Santo
29 de Fevereiro de 2016 11h35
Vendedores e piscicultores participam de capacitação do projeto Peixe Santo
A Prefeitura de Cuiabá promoveu nesta segunda-feira (29) um curso de capacitação para vendedores e piscicultores que vão comercializar peixe durante a Semana Santa em 28 pontos da cidade.
O curso “Boas Práticas de Higiene para Manipulação de Pescado” é uma das exigências para atuação no projeto Peixe Santo e reuniu mais de 40 participantes, que receberam orientações sobre higiene pessoal, higiene do ambiente e no manuseio do alimento para evitar contaminação.
“São instruções que podem ser usadas tanto durante a programação como no dia a dia dessas pessoas. O peixe é responsável pelo sustento de algumas delas e deve ser limpo e condicionado de forma correta”, ressaltou a médica veterinária Lilian Tocantins.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva, além da cobrança por parte da Vigilância Sanitária, o processo de armazenamento e venda também está sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual.
“Estamos fazendo de tudo para que não haja imprevistos e a qualidade do produto seja mantida, trazendo lucro tanto para o vendedor como para o consumidor”, afirmou.
Nesta terça-feira (1º) o curso será disponibilizado para novos parceiros. A 25ª Edição do projeto Peixe Santo, traz como tema: “Nosso Peixe é Digoreste... Venha aqui prová!!”. As vendas ocorrem no período de 23 a 25 de março, das 7h30 às 20h
Niva Rocha, 52 anos, participa do projeto há dois anos e falou sobre a importância de retomar a questão dos cuidados antes e depois das vendas.
“Fiz o curso no ano anterior, mas é sempre bom relembrar porque há muitos detalhes. Serve tanto para quem já comercializa como para quem está começando agora”, orientou.
Serão comercializados peixes das espécies Pintado, Tambatinga e Pirapitinga. O peixe redondo (sem vísceras e escamas) será vendido a R$ 11,50 o quilo e o peixe de couro (sem vísceras) a R$ 18,00 o quilo. No dia 21 de março terá uma coletiva de imprensa para o lançamento do Peixe Santo, na Praça Ipiranga.