/
15 de Março de 2011 10h21
Vazamentos internos de encanamentos podem aumentar valor da fatura
A Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) orienta os consumidores para que fiquem atentos quanto aos casos de vazamentos internos dos encanamentos, pois uma simples torneira pingando desperdiça em média 1,5 mil litros de água em apenas 30 dias, isso pode resultar no aumento do valor da fatura.
O diretor Comercial da Sanecap, Everson Serra, explica que é muito simples identificar se há vazamentos, basta observar atentamente se existe umidade ou vazamento visível nas paredes perto dos registros e torneiras. Se existir é sinal de que o encanamento está com problemas. Neste caso o encanamento deve ser trocado. “É importante que o consumidor fique atento, e que em caso de vazamentos internos providencie o conserto com urgência. Isso evita transtornos e o aumento do valor da fatura”.
Outra forma de saber se existe vazamento na residência é fechar bem as torneiras, chuveiros e registros. Depois travar a bóia da caixa d’água e marcar o nível da água. Se depois de duas horas o nível baixar, é um indício de que há vazamento. Nesse caso, é preciso substituir o cano, a torneira ou o registro.
“O hidrômetro marca somente o que você usar, mas se houver vazamentos internos ele também marca. Não retire o lacre, nem danifique seu hidrômetro. Em caso de furto, faça um boletim de ocorrência e comunique a Sanecap. Aprenda a calcular sua fatura de água e entenda mais como é feita a medição do seu consumo”, orienta Everson Serra.
O diretor comercial orienta ainda, para que o consumidor verifique, além dos vazamentos, as válvulas de descarga, torneiras pingando, e procure tomar banhos rápidos e evite lavar calçadas e automóveis com a mangueira ligada.