Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / Paisagismo

13 de Janeiro de 2015 11h48

Vasos com árvores dão um novo visual para avenidas e calçadas de Cuiabá

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá começou a implantar mais um projeto para melhorar o visual da cidade e colocar mais verde em suas avenidas e calçadas. Desde a semana passada quem circula pela Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), nas proximidades do Shopping Popular, pode observar que ela ganhou um novo visual com a colocação de 12 grandes vasos com árvores e arbustos de pequeno e médio porte.

A iniciativa é da Secretaria de Serviços Urbanos e naquele local foi feita uma parceria com a Associação dos Camelôs do Shopping Popular. Eles forneceram o material e a secretaria, a mão-de-obra para reformar o canteiro central da avenida. O artista plástico Vitor Hugo fez gratuitamente a pintura dos vasos.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a iniciativa agradou comerciantes de outras áreas da cidade. Tanto assim é que na quinta-feira (15), haverá uma reunião com os comerciantes da região central, interessados em fazer uma parceria para embelezar os calçadões com árvores e plantas ornamentais.

O projeto deve também ser implantado numa das calçadas da Avenida Brasília, no Shopping 3 Américas. “A experiência que fizemos com os camelôs do Shopping Popular deu certo e vamos repeti-la com quem quiser”, afirmou o secretário.

A colocação dos vasos agradou também quem trabalha ou transita pela região. O taxista Cosme Novaes dos Santos, que tem seu ponto em frente ao camelódromo, aprovou a ideia. “Ficou muito bonito e agradável” disse Cosme. Segundo ele, essa é também a opinião de passageiros que utilizaram seu táxi, que aprovaram o novo visual da avenida.

O também taxista Orestes Oliveira, que atua nas proximidades do Atacadão, pensou que os vasos tinham sido colocados temporariamente, apenas para enfeitar o percurso da Corrida de Reis, realizada no domingo (11). Ao saber que eram definitivo achou a ideia ‘excelente’. “Dá um visual bonito para quem entra na cidade, vindo de Várzea Grande”, afirmou Orestes.

O vendedor ambulante Vanderlei, que tem uma banca nas proximidades, gostou do projeto, mas lamentou que um dos vasos já tivesse sua árvore arrancada. “Seria interessante ter uma vigilância constante, mas a população precisa ajudar e denunciar se ver alguém mexendo neles”, disse.

 

Sobre esse episódio, o secretário Stopa disse que já foram solicitadas imagens das câmeras da Polícia Militar para ver se o roubo foi flagrado. “Esperamos que o flagrante tenha sido captado para apanharmos quem fez isso e punirmos como exemplo para que outros não o façam”, afirmou o secretário. Ele acredita que esse problema (roubo de plantas) não deve ocorrer nos calçadões, pois lá a vigilância é mais constante com câmeras externas e seguranças das lojas.