Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Abril de 2012 09h28

Vaorizando Vidas: Programa atua transformando vidas

Patrícia Neves-Assessoria SMASDH/3645-6810



“A idéia de realizar uma ação como essa é fantástica. A gente que mora longe da capital enfrenta algumas dificuldades. Sem dúvida, foi uma excelente iniciativa”. A frase da presidente da Associação de Moradores da comunidade ‘São Gerônimo’ (a 15 km da sede do Distrito do Coxipó do Ouro), Rosineide dos Santos, 44 anos, retrata o sentimento dos moradores da região que serão beneficiados no sábado (14.04) com a segunda edição do Programa Valorizando Vidas. A edição tem como tema a capital do Estado, Cuiabá.

Nos últimos três dias, um grupo de moradoras da localidade participou de oficinas profissionalizantes (de construção de móbiles e artesanato empregando matéria-prima local) ofertadas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). Os moradores também receberam atendimento psicossocial com as equipes do Centro de Referência e Assistência Social (Cras do Jardim União).

 “Fornecemos orientações sobre o Bolsa Família, o CadÚnico, os projetos sociais que estamos a frente. Também divulgamos o Programa de Atendimento Integral às Famílias (PAIF), assim como prestamos informações sobre a oferta realizada pelo Cras”, explica a assistente social, Thaysa Brandão.

Valorização

O sentimento de pertencimento, de valorização cultural foi ratificado com a proposta de trabalho da SMASDH. As aulas da oficina de artesanato foram realizadas em uma comunidade onde residem apenas cerca de 90 famílias. O galpão cedido por uma moradora ganhou, literalmente,  vida. As moradoras aprenderam a confeccionar arranjos variados empregando cipós, cascas de árvores, folhagens e massa de biscuit.

“Eu nunca tinha participado de nada assim. Aprender artesanato é bem interessante. Com o que aprendi aqui vou poder reverter pra minha família”,conta a aposentada Maria de Lourdes de Almeida Figueiredo, 48 anos. Ela, o esposo e seu neto de 4 anos, residem na comunidade  há cerca de 4 anos. “Eu já tinha ouvido falar e visto na TV o programa. Gostava da idéia, mas participar dele é ainda melhor. No sábado estarei  na praça”, finaliza.

Serviços

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) prepara uma série de serviços a serem ofertados no sábado, como cadastro do Bolsa Família, do Cadúnico, oferta dos programas sociais para a garotada, orientações sobre os serviços dos CRAS e dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

Outra proposta que já vem sendo executada é o Beleza na Praça que promoveu palestras educativas a dez moradoras da Comunidade do Coxipó do Ouro, promoveu workshop sobre maquiagem e moda, possibilitou uma verdadeira transformação em salões renomados e será encerrado com um grande desfile ao término do Programa Valorizando Vidas.