Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / COMBATE À COVID-19

04 de Maio de 2021 06h30

Vanderlúcio comemora inclusão de trabalhadores da limpeza na vacinação: “Ato de sensibilidade e humanização”

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

O diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, comemorou a inclusão dos trabalhadores da coleta de resíduos, catadores de recicláveis e da zeladoria urbana no cronograma de vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, o ato lançado oficialmente nesta segunda-feira (03) demonstra toda a sensibilidade e humanização característica da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

Conforme levantamento apresentado, somando todas essas categorias, mais de 700 profissionais serão imunizados nos próximos dias. A inclusão desses grupos nesta fase da vacinação foi um pedido pessoal da primeira-dama Márcia Pinheiro, considerando que são formados por pessoas em situação de vulnerabilidade e mais expostas à contaminação pelo novo coronavírus, devido às atividades que exercem.

“São pessoas que se arriscam diariamente em prol de uma cidade limpa, bonita e para fazer aquilo que poucos têm coragem para fazer. Uma cidade sem os serviços de limpeza se transforma em um verdadeiro caos, inclusive para a saúde pública. Por isso, nada mais justo que ter essa sensibilidade e humanização com esses heróis anônimos, que estão poupam esforço para manter nossa Cuiabá sempre bem cuidada”, comenta Rodrigues. 

Vanderlúcio destaca ainda que por serem considerados serviços essenciais, as ações de limpeza, coleta de resíduos e coleta de materiais recicláveis não foram suspensas em nenhum momento durante toda a pandemia. Nesse sentido, além do trabalho de orientação, a Limpurb forneceu para todos que atuam na área de zeladoria os materiais necessários para garantir a proteção contra o vírus.

“Essa foi uma das primeiras preocupações do prefeito Emanuel Pinheiro. A limpeza da cidade continuou em plena atividade durante toda a pandemia. Então, foi feito inicialmente um trabalho de orientação sobre os cuidados necessários a se tomar durante o desempenho das funções, somado com a distribuição de insumos como máscara, luva e álcool 70% para higienização”, pontua o diretor-presidente.

PEDIDO À POPULAÇÃO

Vanderlúcio aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração da população com esses profissionais. Conforme lembrado por ele, cada cidadão também deve tomar os devidos cuidados com o descarte de lixo, para evitar que essas pessoas tenham contato com materiais contaminados. A medida é uma das formas de ajudar a garantir a segurança desses trabalhadores.

“O primeiro passo é evitar a todo custo o descarte de máscara e luvas de forma inadequada. Principalmente se a pessoa está infectada com a Covid-19, a recomendação é que se utilize dois sacos plásticos para armazenar e descartar seu lixo. Caso seja possível, também é importante identificar esse lixo com uma fita vermelha ou até por meio de escrita legível e visível. Essas pessoas estão trabalhando por nós. Então, não custa nada darmos nossa colaboração com eles”, pontua.