Notícias

/

30 de Dezembro de 2024 09h10

Vandalismo compromete elevador da passarela em frente à rodoviária e gera prejuízos ao erário e à população

SECOM

Luiz Alves

Arquivo


A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou na sexta-feira (28), mais uma etapa de manutenção no elevador da passarela instalada na Avenida Marechal Deodoro, em frente à rodoviária. A obra, inaugurada em 2020 pela gestão Emanuel Pinheiro, foi um marco para a cidade, incluindo dois elevadores panorâmicos que proporcionaram acessibilidade aos usuários, segurança aos pedestres e contribuíram para desafogar o trânsito na região.
Infelizmente, desde sua instalação, o equipamento sofre com atos recorrentes de vandalismo, que incluem a danificação das portas, depredação das instalações e a utilização inadequada do espaço como dormitório e, até mesmo, como banheiro, causando severos problemas de higiene. Esses incidentes já exigiram, em ocasiões anteriores, o fechamento temporário do elevador para a realização de higienização e reparos técnicos. Os atos de vandalismo são graves e até mesmo as roldanas das portas foram removidas. 
“Essas ações não apenas representam um grave impacto ao erário público, mas também prejudicam diretamente a população, que perde o acesso a uma estrutura fundamental para acessibilidade e mobilidade. É lamentável que atitudes como essas comprometam o propósito da obra, que foi projetada para beneficiar a coletividade, e ainda sobrecarreguem os cofres públicos com reparos constantes. Iniciamos uma nova manutenção, que deve ser  concluída nos próximos dias”, afirmou a secretária Luciana Zamproni. 
Desde sua inauguração, a Prefeitura tem realizado manutenções mensais para preservar a funcionalidade do equipamento. A nova etapa de reparos busca restaurar plenamente o elevador e entregar a estrutura em condições adequadas para a próxima gestão.
“A administração municipal reforça a necessidade de conscientização da população sobre o cuidado com o patrimônio público, essencial para garantir sua conservação e pleno uso”, finalizou a secretária.