Notícias

Saúde / ANTIRRÁBICA

18 de Outubro de 2016 10h03

Vacinação de cães e gatos na zona rural deve visitar 35 localidades

MARIA BARBANT

Marcos Vergueiro

Arquivo

Segundo números do Centro de Controle de Zoonoses de Cuiabá na campanha de vacinação antirrábica deste ano já foram vacinados 36.381 cães e 6.623 gatos, o que corresponde a 60% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.  Até o dia 31 de outubro, pelo menos 80% da meta deve ser atingida. A previsão da Vigilância em Zoonoses é de que já na próxima semana tenha inicio a vacinação na zona rural. Ao todo serão visitadas propriedades em cerca de 35 localidades começando pela região Sul.

Na avaliação da coordenadora do CCZ, Alessandra da Costa Carvalho, o número de animais vacinados no último sábado (15), ficou abaixo da média. Na segunda etapa da campanha com a vacinação de animais nas Regiões Norte e Oeste da capital mato-grossense, foram vacinados 4.574 cães e 4.042 gatos. 

No dia 8, primeira etapa da campanha, foram vacinados animais nas Regiões Sul e Leste, um total de 34.388 animais, sendo 31.807 cães e 2.581 gatos.

“É fundamental que a população participe, levando seus animais, cães e gatos, para serem vacinados. Só assim podemos prevenir a doença nos animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus rábico em seres humanos”, salientou Alessandra Carvalho.

A coordenadora lembrou também que as pessoas que ainda não levaram seus animais para vacinar pode fazer isso durante a semana, em horário comercial e nos finais de semana, das 08 às 16 horas, no Centro de Controle de Zoonoses.

É importante lembrar também que devem ser vacinados cães e gatos, a partir de 4 meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação e a dose (1 ml), é aplicada via subcutânea independente de porte, idade ou espécie.

A meta para a capital é vacinar 61.268 cães e 13.678 gatos, totalizando 74.946 animais.

Em Cuiabá, de 2007 a 2016, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e quirópteros - um em 2007; um em 2008 e dois em 2016.

Tanto na primeira como na segunda etapa da campanha foram disponibilizados 50 postos fixos (em cada uma das etapas). Também ficou aberto, das 08 às 17 horas, o posto mantido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Um total de 130 vacinadores trabalharam na campanha supervisionados por sete médicos veterinários, seis servidores de apoio e mais sete motoristas

Quem tiver alguma dúvida em relação a   Vacinação Antirrábica, pode ligar no número   3617-1680 e receberá todas as orientações.

A doença

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana, mas os morcegos, representam um problema sério de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, já que sua presença é diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.

E mais uma vez a  coordenadora do CCZ, Alessandra Carvalho faz um alerta, "mesmo sem o registro de casos de raiva é preciso vacinar cães e gatos para mantê-los protegidos da doença e, principalmente protegermos a população".