Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão / VACINA CUIABÁ

19 de Maio de 2021 07h45

Vacinação de assistentes sociais e demais servidores da pasta mostra valorização da política social em Cuiabá

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

Os 1093 servidores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência começaram a ser vacinados nesta terça-feira (18), em cerimônia simbólica realizada no auditório da secretaria tendo a presença do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, principal articuladora da inclusão da categoria no grupo prioritário para imunização, no local.

Segundo o prefeito, a imunização do grupo é necessária em virtude do trabalho prestado na linha de frente durante a pandemia. “Esses profissionais estão mais sujeitos a se contaminar do que outras atividades que não estão tão expostas assim”, disse.

A pasta de Assistência Social tem sido fundamental para garantir apoio às pessoas e vulnerabilidade social afetadas pela pandemia, principalmente as em situação de rua que estão sendo acompanhadas rotineiramente pela equipe de abordagem social.

“Todas as nossas unidades e atendimentos tem essa particularidade. O atendimento às famílias que ficaram em situação de vulnerabilidade pela perda do emprego e demais situações. Nós temos o atendimento à população de rua, as de acolhimento que receberam essas pessoas. Então todos nossos serviços têm esse atendimento direto à população”, explicou a titular da pasta, Hellen Ferreira.

Durante o auge da pandemia, um dos principais trabalhos da secretaria foi o acolhimento das pessoas em situação de rua ao oferecer mais vagas para os abrigos municipais de modo a tirar esse público da rua e oferecer maior proteção contra a contaminação da COVID-19.

“Nossos valorosos profissionais de assistência social estiveram e estão na rua diariamente ajudando a população com as medidas sociais da prefeitura. A política de assistência social nunca foi tão exigida como nesta pandemia. Seus profissionais precisam ser valorizados e oferecer essa imunização, garantir a sua saúde para continuar promovendo a justiça social em Cuiabá, é fundamental”, elencou Márcia.