/
25 de Abril de 2011 16h06
Usuários podem solicitar aferição de hidrômetros
Detalhes sobre os trabalhos específicos desenvolvidos pelo setor de hidrometria da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), foram explicados pelo gerente da Divisão de Operações Comerciais (DVOC), Hildebrando França, em entrevista à TV Assembléia realizada nesta segunda-feira (25-04), na sede da empresa.
Segundo ele, atualmente 105 mil residências possuem hidrômetros instalados. “Depois de cinco anos de uso, esses aparelhos são gradativamente substituídos. Estão sendo instalados aproximadamente 500 novos hidrômetros ao mês”.
Hildebrando esclarece que o equipamento deve ser instalado fora das residências. “O leiturista não pode entrar sem autorização. Por isso, se o hidrômetro estiver no interior do imóvel, o colaborador fará a leitura média de consumo, o que pode gerar dúvidas por parte do usuário”.
O consumidor que quiser pode solicitar aferição do equipamento e deve assim, procurar um dos cinco postos comerciais. A Sanecap realiza em média 60 aferições de hidrômetros diariamente. Dez são feitas a partir de pedidos de usuários e as demais são realizadas para recuperar os aparelhos.
A Sanecap preparará o processo licitatório para padronizar o uso de hidrômetros digitais. “A previsão é que isso comece a ocorrer a partir do segundo semestre deste ano”, adianta o gerente da Divisão de Operações Comerciais (DVOC) da Sanecap, Hildebrando França. A iniciativa deve evitar a perda física da água e otimizar a arrecadação.
Por meio da Agência Virtual, o cliente ainda consegue obter orientações sobre como fazer a leitura do hidrômetro. O atendimento online visa facilitar a vida do usuário.