Saúde / Debatendo
13 de Junho de 2015 13h40
Usuários, gestores e profissionais participam da Conferência Regional de Saúde
O secretário de Saúde do município, Ary Souza Junior abriu na manhã deste sábado (13), na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP/MT), a segunda etapa das Conferências Regionais de Saúde, preparatórias para a 11ª edição municipal do evento marcada para o mês de julho.
Desta vez na Regional Sul, o evento reuniu representantes de 96 bairros da Grande Coxipó, região comcerca de 182 mil habitantes. Até a etapa municipal da Conferência serão realizadas, ainda este mês, reuniões nasRegionais Leste (20), Oeste (27), e zona rural, no Coxipó do Ouro (16), Rio dos Couros (17), Rio dos Peixes (22) e Distrito da Guia (23).
Durante a abertura da conferência, Ary Souza destacou a importância da participação dos usuários, lideranças comunitárias, gestores e profissionais da saúde nas discussões, e o trabalhoque vem sendo desenvolvido pelos conselhos gestores, no acompanhamento da implementação de medidas visando a melhoria dos serviços prestados pela rede pública de saúde, à população.
“A partir das discussões e propostas tiradas nasConferências Regionais e Municipais, são definidas as políticas públicas e ações que serão adotadas pela administração. Portanto este é o momento para que a população participe das discussões. Temos que abordar a saúde de forma a não permitir a dor”, salientou o secretário.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Cesar Garcia falou sobre os eixos temáticos que apoiam as discussões – gestão estratégica e participativa,gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e modelo de gestão -, e lembrou que o objetivo principal do evento é “reunir propostas que levem ao aprimoramento da gestão e dos serviços disponibilizados para a população”.
Em relação aos principais problemas da Regional Sul, o presidente da União Coxiponense de Associação de Moradores (Ucam), Jose Mauricio Pereira destacou como uma das demandas da população,a melhoria e ampliação das unidades de saúde nos bairros.
“Temos uma demanda muito grande nos Postos de Saúde da Família (PSF) epoliclínica da região. Com a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) esperamos que o atendimento na rede básica de saúde seja fortalecido”, disse ele.