Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Cultura
24 de Março de 2016 16h17
Usuários da Assistência Social conhecem produção audiovisual do Misc
Os usuários da rede sócio-assistencial de Cuiabá estão tendo acesso às produções audiovisuais promovidas Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) como parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
O projeto consiste em apresentar, às crianças e adultos que participam Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o acervo do museu, que foi inaugurado em 2006 e valoriza o patrimônio material e imaterial de Mato Grosso.
A primeira turma beneficiada pelo projeto foi de usuários atendidos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Jardim Araçá. Eles assistiram um filme sobre os humoristas Nico e Lau e desenvolveram atividades que envolvem rodas de conversa sobre a lenda do Minhocão.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica Assistência Social, Sônia Zanella, o projeto já era realizado pelo Misc no próprio museu, mas, em decorrência da reforma do local, optou-se por levar o museu até os usuários da Assistência Social.
“Essa foi uma iniciativa da secretaria de Cultura, que nós abraçamos. Ao invés de nosso publico ir até o Misc conhecer o espaço deles e a cultura mato-grossense, o museu está indo até nas nossas unidades”, explica.
Ainda segundo Sônia, o projeto é de extrema importância para a difusão da cultura cuiabana e mato-grossense para o público em situação de vulnerabilidade que, muitas vezes, não teria acesso ao museu. “Apesar de o museu estar de portas abertas a todos, muitos dos nossos usuários sequer sabiam que existia em Cuiabá um museu como o Misc. Então, esse projeto é fundamental para formação cultural dos nossos atendidos”, diz.
Além dos usuários do Centro de Referência do bairro Jardim Araçá, serão beneficiados os moradores dos bairros CPA III, Tijucal, Planalto e Pedra 90. Devem participar também os idosos dos Centros de Convivência de Idosos Maria Ignez França Auad, João Guerreiro, Padre Firmo Duarte e Aidêe Pereira. A previsão é de que o projeto seja concluído em abril.