/
24 de Maio de 2011 15h13
Urbanismo da Lagoa Encantada é avaliado por estudantes de arquitetura
Estudantes do quinto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cuiabá (UNIC) conheceram nesta terça-feira (23-05) a proposta de urbanismo implantada na ETE Lagoa Encantada – Estação de Tratamento de Esgoto.
A Lagoa Encantada está localizada às margens do córrego do Caju, e possui quase 32 hectares, com pista de caminhada de quase 2 quilômetros no entorno, conta com aparelhos de ginástica, mirante, quiosque, maquete de bacia hidrográfica e viveiro.
O projeto surgiu a partir de reivindicação da comunidade do bairro CPA, que no ano de 2005 chegou a pedir a “morte” da Lagoa. A ETE é a segunda do Brasil que apresenta estrutura funcional e técnica ecologicamente correta; a primeira foi construída em Jales (SP).
Em dezembro de 2009 ocorreu a inauguração do espaço que foi totalmente revitalizado para melhorar visualmente e ambientalmente a área, além de estimular o lazer, entretenimento, práticas esportivas, culturais e educação ambiental.
Atualmente, além de tratar todo o esgoto coletado do CPA são realizados projetos na Lagoa Encantada, como a implantação do Centro de Referência de Reuso de Água (CRRA), desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Sanecap, com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Ambiental.
Outro projeto desenvolvido em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é a implantação do Sistema de Reuso de Água para a Alimentação de Descargas Domésticas. No local ainda estão sendo construídos dois laboratórios, físico-químico e microbiológico.
A acadêmica, Laís Soares Azambuja, que também é moradora do bairro CPA, destaca que a proposta da Lagoa Encantada deve ser disseminada. “Acredito que nossa cidade já saiu na frente de outras capitais com este modelo, que deveria ser adotado em outros pontos urbanos”.
A professora da disciplina Ecologia Urbana, Bianca Corrêa, espera que os alunos possam avançar no quesito urbanismo. “Precisamos de agentes pensadores que criem alternativas para diversificar os modelos atuais”, pontua.
Congresso
Na oportunidade a Sanecap divulgou o I Congresso Saneamento e Tecnologias Alternativas: Vida Sustentável, será realizado pelo Projeto Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA) de 2 a 4 de junho, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e na Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE CPA III). O prazo de inscrições para o público em geral vai até o dia 1 de junho. Mais informações basta acessar o site www.crra.com.br, enviar e-mail para congresso@crra.com ou ligar nos telefones (65) 3025 6210, (65) 8403 4735 falar com Késia ou (65) 8111 1087 falar com Magali.