Saúde / PRONTO ATENDIMENTO
01 de Outubro de 2017 09h37
UPA Oeste deverá dobrar oferta de atendimento de urgência e emergência na região
A Prefeitura de Cuiabá investe na ampliação da rede de assistência à saúde do cidadão. Isso porque, a partir de dezembro deste ano, a região Oeste passará a contar com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro Verdão. A unidade, que está em fase de acabamento, terá capacidade para realizar cerca de 200 mil atendimentos por mês, dobrando a oferta de urgência e emergência naquela região.
De acordo com o engenheiro civil e responsável técnico pela obra, Daniel Barbiero, da construtora Material Forte, restam alguns detalhes para a conclusão da unidade, como o posto de transformação de energia, central de gases, casa de resíduos sólidos e infectocontaminantes, instalação de lâmpadas, luminárias, metais, tomadas, o assentamento de alguns azulejos e pintura.
“Utilizamos como técnica construtiva para a divisão dos 62 ambientes o drywall, bastante utilizado em outros países nas áreas internas. São paredes de gesso acartonado, que geram mais limpeza, praticidade e rapidez na execução da obra. Além disso, se for necessário alterar a disposição de algum ambiente ou fazer algum reparo na tubulação elétrica ou de água, é mais fácil”, explicou o engenheiro.
No setor de observação, a unidade terá 16 leitos infantis e adultos, com duas unidades de isolamento. Além disso, a UPA também terá sala vermelha e os setores de medicação, soroterapia e inaloterapia, de esterilização, de trabalho para as equipes multidisciplinares, repouso dos plantonistas, recepção, cinco consultórios médicos, clínica odontológica, duas farmácias, laboratório de análises e imagens, administração e necrotério.
“Somadas às outras duas UPA, a unidade do Verdão trará mais comodidade à população da região Oeste, ampliando a cobertura de urgência e emergência do Município. Atualmente, dentre as quatro policlínicas de Cuiabá, a do Verdão é a que possui maior demanda. São aproximadamente 95 mil atendimentos realizados a cada mês”, analisou a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo.