Notícias

Saúde / Saúde melhor

16 de Março de 2016 16h18

UPA do Pascoal Ramos está na fase final de acabamento e deve ser entregue em abril

MARIA BARBANT

Divulgação - Secretaria de Saúde de Cuiabá

Arquivo

O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior, visitou na manhã desta quarta-feira (16), as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, localizada no bairro Pascoal Ramos. Após algum tempo paralisada por problemas técnicos agora a obra segue em ritmo acelerado e, já se encontra em fase de conclusão. Com 85% da obra executada,  ela deverá ser entregue até o final do mês de abril.

“Com a entrada em funcionamento da UPA Pascoal Ramos estaremos melhorando o atendimento na área da saúde para quem mora na região Sul de Cuiabá. Além disso, estaremos beneficiando moradores de outros bairros próximos”, destacou o secretário que está acompanhando de perto a fase final das obras.

Durante a visita, Ary Soares falou sobe a importância da unidade para a região e para a rede pública de Saúde. "Nós temos na região Sul de Cuiabá aproximadamente 150 mil habitantes. Além disso, sabemos que moradores de outras regiões e até mesmo de municípios da Baixada Cuiabana, como Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, acabarão sendo beneficiados com esta obra, que irá atender a toda esta população de uma forma digna, desafogando outras unidades como a UPA Morada do Ouro e o Pronto Socorro de Cuiabá”, completou o Secretário.

Depois de concluída, a unidade terá 1.527 metros quadrados de área construída em um terreno de 4,5 mil metros quadrados. Orçada em R$ 3,1 milhões a sua construção conta com recursos do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Cuiabá.  .

Na obra já está sendo finalizada a fiação elétrica. Na próxima semana chegam os postes que serão instalados na unidade. Toda a parte de acabamento do prédio e a pavimentação externa também encontram-se em fase final.

Além da UPA Sul, a Prefeitura de Cuiabá também está construindo a UPA Oeste, no bairro Verdão/Cidade Alta, onde antes funcionava o Terminal Atacadista. Com 27,59% da obra executada a unidade, orçada em R$ 4,9 milhões, tem previsão de entrega em dezembro deste ano.

Tanto a UPA Morada do Ouro 2,  como as duas que se encontram em construção e mais a UPA Leste, localizada no Jardim Leblon, em fase final de licitação, seguem o modelo  padrão de arquitetura do Porte 3, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Unidades de Pronto Atendimento

As UPA's funcionam 24 horas, sete dias por semana e resolvem grande parte das urgências e emergências como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Possuem de 13 a 20 leitos de observação e capacidade para atender até 350 pacientes por dia. A UPA porte 3 pode abranger uma região de 200 até 300 mil habitantes e tem capacidade para fazer pequenas cirurgias, e também oferece serviços de raios-X, eletrocardiografia, pediatria e laboratório de exames.

As UPA's fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Segundo o secretário de Saúde, Ary Soares Júnior, com as quatro UPA's funcionando a capacidade de atendimento em Cuiabá será de 1 milhão de pessoas, contribuindo de forma expressiva para desafogar as filas no pronto-socorro e em outras unidades hospitalares.  “As UPA's representam um modelo de atendimento que substitui as policlínicas. Nossa prioridade além de organizar e fortalecer a atenção básica é organizar os atendimentos de baixa complexidade e regulação. Quando isso acontece, todo o sistema funciona, ainda mais que os casos de maior complexidade estão sendo atendidos pelo Hospital Municipal São Benedito”, explicou.