Saúde / OUTUBRO ROSA
25 de Setembro de 2025 17h00
UPA de Cuiabá promove ação de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou aula de dança em alusão à campanha Outubro Rosa, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, região sul da Capital. A ação teve o apoio da Polícia Estadual Rodoviária e reuniu profissionais de saúde e usuários do serviço.
A coordenadora da UPA Pascoal Ramos, Elisângela Marques, reforçou a relevância da iniciativa e falou sobre a prevenção.
“O autoexame deve ser feito regularmente. A recomendação é que mulheres entre 40 e 60 anos realizem a mamografia periodicamente, mas qualquer sinal, como caroços nas mamas, inchaços nos mamilos ou alterações na pele, deve ser investigado. Nesse caso, a mulher deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação inicial”, explicou.
A atividade foi conduzida pelo mestre em dança e profissional de Educação Física, Rodinei Barbosa, que destacou a importância de integrar a arte à saúde.“É gratificante saber que a arte pode se fundir com a saúde. Pensar que o processo coreográfico pode ser envolvido nessa campanha maravilhosa, mostrando que as pessoas podem se tocar sem preconceito e sem medo, é muito importante. A dança, de forma lúdica, ajuda a conscientizar sobre a necessidade do exame de toque, que salva vidas. Agradeço por participar desta campanha que será maravilhosa neste Outubro Rosa”, afirmou.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial dedicada à conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A iniciativa busca reforçar a importância do diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento e para a redução da mortalidade.
O autoexame das mamas pode ser feito em frente ao espelho, durante o banho ou deitada, sempre observando e apalpando as mamas para identificar alterações como:
- Caroços ou nódulos;
- Mudança na pele da mama;
- Inchaço ou secreção nos mamilos;
- Diferença no tamanho ou formato das mamas.
Caso seja notada alguma alteração, a mulher deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou a própria UPA, para encaminhamento e exames complementares.