Educação / PRIMEIROS SOCORROS
04 de Abril de 2019 10h30
Unidades ensino de Cuiabá promovem formação para profissionais
Unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá promovem, por iniciativa própria, formação em primeiros socorros para seus profissionais. A iniciativa tem como objetivo, preparar os profissionais da Educação, para que numa emergência, possam atender de forma correta os alunos.
A iniciativa mais recente foi das unidades de creche Maria Nery Batista Ribeiro, localizada no bairro Osmar Cabral e Laís Amicucci Soares Martins, no bairro Novo Milênio. No último mês de março, 45 professores e funcionários das duas unidades receberam orientações sobre Primeiros Socorros na Educação Infantil.
Segundo a coordenadora, Vanessa Auxiliadora Campos de Oliveira esta é a segunda vez que os profissionais realizam esse tipo de formação. No ano passado, a formação contou com a presença dos pais. “Tomamos a iniciativa porque sentimos a necessidade de estarmos mais bem preparados para atender as nossas crianças. Por meio de palestras e orientações práticas nos sentidos mais capazes para lidar com situações de emergência. No ano passado, a formação contou com orientações de um profissional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e este ano novamente, contamos com a orientação de um profissional da área”, disse Vanessa de Oliveira.
Rodas de Conversa
Em 2018, o tema, primeiros socorros, foi abordado em outras formações. Na EMEB Dr. Orlando Nigro, no Praeirinho, uma das formações abordou a importância de um ambiente de trabalho saudável. Outra unidade que promoveu formação para os seus profissionais foi a EMEB Maria da Gloria de Souza, no bairro Baú. Na creche Manoelino de Jesus, localizada no bairro Pascoal Ramos, a formação foi ministrada pela enfermeira chefe da UPA Pascoal Ramos.
Também no ano passado, na creche Mariuza do Carmo Ojeda de Barros, localizada no Tijucal, a ideia foi minimizar os riscos no atendimento. Na creche Wilmon Ferreira de Souza, localizada no Três Barras, o foco foi a promoção da saúde e a prevenção a acidentes e no CMEI Vereador Julio Cesar Pinheiro, localizado no Osmar Cabral, o instrutor do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, mostrou como proceder em caso de acidentes.
O secretário de Educação do Município, Alex Vieira Passos, destacou que os momentos de formação continuada fazem parte da rotina dos profissionais da Educação. “A iniciativa das equipes gestoras mostra o comprometimento dos profissionais da rede municipal de Cuiabá em atender aos nossos alunos, proporcionando aos professores e demais profissionais das unidades educacionais, essas orientações”, salientou Alex Vieira Passos.
A Lei
A Lei federal 13.722 de 2018, em vigor a partir deste mês de abril, determina que além das unidades de ensino, públicas e particulares, os espaços de recreação infantil também deverão capacitar seus profissionais.
O texto define que os cursos de primeiros socorros sejam ofertados anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem. O objetivo é possibilitar que os profissionais que tenham contato direto com crianças consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.
Homenagem
O texto recebe o nome de Lei Lucas, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP).