Notícias

Educação / DIA DAS CRIANÇAS

11 de Outubro de 2024 17h53

Unidades educacionais promovem atividades em semana de comemoração pelo dia 12 de outubro

MARIA BARBANT

Franck Oliveira

Arquivo

Na rede pública municipal de ensino a semana foi marcada por vivencias, interações e brincadeiras em comemoração ao dia das crianças, neste sábado, 12 de outubro. As atividades respeitam as fases de cada criança, suas singularidades e experiências individuais.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que homenagear a infância é uma forma de homenagear uma etapa fundamental do desenvolvimento das crianças. “A comemoração do dia das crianças fortalece os vínculos entre alunos, professores e funcionários, promovendo uma aprendizagem mais significativa, estimula a convivência, a cooperação e o respeito, valores fundamentais para o desenvolvimento social das crianças e contribui para o bem-estar emocional dos nossos estudantes”, disse Edilene Machado.  

Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof. Filogônio Correa da Costa, localizada no bairro Campo Velho, a manhã foi de muitas brincadeiras e lanche especial. “Com apoio de parceiros da unidade, proporcionamos aos nossos estudantes esse momento de alegria e diversão, explicou a diretora Inês Walker Ehrenbrienk.

No Centro de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) Prof. Rafael Rueda, no bairro Pedra 90, a semana da criança teve uma programação especial, com desfile de fantasias, contação de histórias, dinâmicas. jogos como amarelinha, esconde-esconde, telefone sem fio, confecção de instrumentos musicais e outros.

No CEIC Lelita Lino da Silva, localizado na Cohab São Gonçalo, as atividades norteadas pelo eixo interações e brincadeiras destacaram o direito de aprendizagem. Na acolhida as crianças foram recebidas com cantigas de roda e cantinhos especiais foram organizados nas salas de referência com chamadinha de fotos. Na unidade foram organizadas brincadeiras na natureza, com massinha de modelar e banho com bolas, teatro com a dramatização de histórias e outros.

“As crianças são incentivadas a usar a imaginação e criatividade ao máximo, o que contribui para o desenvolvimento cognitivo e intelectual.”, destacou a diretora Lidiane Rodrigues Dias.

No CEIC Tertuliana Maria de Arruda Souza “Mãe Nhara”, entre as atividades e brincadeiras realizadas, durante toda a semana foi trabalhado o  Projeto Abraço Sim, Mordida Não”. A coordenadora pedagógica Jamila Danielle Canturião explicou que as mordidas fazem parte do desenvolvimento normal das crianças embora seu desaparecimento muitas vezes não aconteça de forma natural. “O Projeto pretende motivar as crianças a não morder e, seguir as regras da sala, transmitindo o conhecimento de forma lúdica por meio das atividades e brincadeiras do dia das crianças”, ressaltou Jamila. Na unidade, nesta sexta-feira (11) foi realizado cineminha com as crianças.