Notícias

Educação / PRÊMIO MPT NA ESCOLA

12 de Agosto de 2021 16h10

Unidades educacionais participantes do projeto do MPT têm até o dia 22 de agosto para inscrever trabalhos

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Foi lançado na tarde desta quarta-feira (11), durante evento online, o regulamento do Prêmio MPT na Escola – Etapa Municipal. O concurso complementa as ações desenvolvidas por professores, gestores e estudantes de dez unidades educacionais da rede pública municipal de ensino que participam do projeto de iniciativa do Ministério Público do Trabalho da 23ª Região, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo,  o projeto reúne 2.457 estudantes, do 4º ao 7º Ano, e 113 professores. 

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação e coordenador Municipal do MPT na Escola, professor Edmilson Marques de Moraes, explicou que a premiação contempla os objetivos de aprendizagem propostos pelo projeto. “A premiação é um importante incentivo e reconhecimento dos trabalhos que foram e estão sendo desenvolvidos pelos estudantes, orientados pelos professores e gestores. E, contempla os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para o Combate ao Trabalho Infantil e Adolescente junto aos estudantes envolvidos no projeto, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a Política Educacional da Escola Cuiabana, as Habilidades dos Componentes Curriculares e os documentos encaminhados pelo MPT”, disse Edmilson de Moraes.

O Prêmio MPT na Escola - Etapa Municipal vai permitir que os estudantes mostrem por meio de vídeos, a história que querem contar. Para o professor Edmilson Moraes a premiação valoriza a narrativa dos estudantes e oportuniza o protagonismo infanto-juvenil além de estimular a participação da família se tornando um espaço de criação, de difusão de conhecimentos e troca de experiência, além de oferecer momentos de alegria, descontração, ensino e aprendizagem despertando talentos nas áreas tecnológica e de mídia.

O evento contou palestra da professora Vânia Joceli Araújo, que falou sobre a Rede Protege Cuiabá – Articulação Intersetorial da Infância e Adolescência. “Nosso objetivo é fomentar a proteção da criança e do adolescente, potencializando o conhecimento dos profissionais da Educação em relação à rede, às atribuições institucionais e situações de ameaça e violação dos seus direitos”, salientou Vânia Araújo.

Após a palestra, o coordenador municipal do projeto, o professor Edmilson Marques de Moraes apresentou o regulamento da premiação que irá contemplar os três primeiros lugares de cada categoria sendo que o 1º lugar (de cada uma das categorias), receberá um smartphone e 2º e 3º lugares (de cada categoria), um kit educacional com livros da escritora paulista, Ana Stoppa.

O evento foi acessado por mais de 30 assessores pedagógicos, professores e gestores.

Toda a premiação acontecerá de forma online, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Regulamento 

Os trabalhos inscritos, três por atividades, poderão concorrer nas Categorias Poesia, Conto, Desenho e Música.

Os estudantes deverão gravar um vídeo de no máximo 3 minutos. As unidades educacionais vão selecionar no máximo 10 (dez) vídeos por Categoria e enviar para o e-mail da Coordenadoria de Programas e Projetos (cpp.educacao@sme.cuiaba.mt.gov.br) juntamente com o Termo de Autorização do Uso de Imagem e Ficha de Inscrição (conforme o tipo de Atividade selecionada).

No Grupo 1, o tema é Trabalho Infantil e poderão concorrer estudantes dos 4º e 5º Anos.

No Grupo 2, o tema é Profissionalização do Adolescente/Aprendizagem Profissional, onde poderão concorrer os estudantes, dos 6º e 7º Anos.

“A proposta é que o aprendizado seja compartilhado entre os envolvidos, através da produção do vídeo, nesse momento que o mundo todo ainda vivencia a Pandemia da COVID-19. É uma forma de oportunizar o protagonismo da comunidade escolar frente a esse grande desafio, com pensamentos positivos e o incentivo da Secretaria Municipal de Educação e do Ministério Público do Trabalho”, disse a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins.

A coordenadora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação Zileide Lucinda dos Santos destacou a importância da iniciativa e da parceria com o Ministério Público do Trabalho, no desenvolvimento do projeto. “Queremos agradecer essa parceria com o Ministério Público do Trabalho em mais essa edição do projeto e, à dedicação de professores, gestores, famílias e assessores pedagógicos, que estão contribuindo para a formação integral dos nossos estudantes”, salientou Zileide Lucinda dos Santos.

 

Cronograma

Prêmio MPT na Escola – Etapa Municipal

13 a 22/08 – Período de Inscrições e Seleção pelas unidades educacionais e produção dos vídeos

23/08 a 03/09 – Período para envio dos vídeos e Ficha de Inscrição pelas equipes gestoras das unidades educacionais

06/09 a 24/09 – Avaliação dos Trabalhos pela comissão da Secretaria Municipal de Educação

30/09 – Divulgação dos vencedores do Prêmio MPT na Escola – Etapa Municipal. Transmissão online pelo @portaldaescola cuiabana, no YouTube.