Notícias

Saúde / Veneno no corpo

16 de Junho de 2016 14h10

Unidades de saúde iniciam grupos terapêuticos de controle do tabagismo

MARIA BARBANT

divulgação

Arquivo

Equipes das unidades do Programa Saúde da Família (PSF’s)  do Santa Amália/Jardim Araçá (unidades conjugadas), e Santa Laura estão realizando ações de controle do tabagismo por meio de atendimento ambulatorial e em  Grupos Terapêuticos de Abordagem Intensiva ao Fumante. A ação beneficia diretamente 30 pessoas dessas comunidades, que querem largar o cigarro. No PSF Santa Amália/Jardim Araçá, as reuniões acontecem todas as terças-feiras, no período da tarde, a princípio com a participação de 20 pessoas.

A ação faz parte do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, realizado em parceria com as Unidades Básicas de Saúde e Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde, em 27 unidades. Dessas unidades, 11 delas já contam com Grupos Terapêuticos, que atendem, 283 pessoas.

Na Regional Leste, no PSF Lixeira, estão sendo atendidas 13 pessoas e mais 55 outras pessoas  nos Centros de Saúde Campo Velho e Pico do Amor.  Nos PSF’s, Santa Isabel I e II, são 80 pessoas no total e Despraiado I e II 80 pessoas. Essas unidades estão localizadas na Regional Oeste. Já nos PSF’s Nova Esperança I e II, e Pedra 90 III e IV, localizados  na Regional Sul, são atendidos ao todo 55 pessoas.

As responsáveis técnicas pelo Programa, Brenna Bianka de Souza e Laucinéia Silva Pereira, explicaram que nas 27 unidades básicas de Saúde, médicos, enfermeiros e outros profissionais estão recebendo capacitação e os agentes comunitários de saúde estão trabalhando junto as comunidades, orientando e mapeando os interessados.

“Assim que os medicamentos forem repassados pelo Ministério da Saúde, outros Grupos Terapêuticos serão estruturados”, explicou Brenna Bianka. A ação, além das atividades terapêuticas e físicas, incluem atendimentos médico, de enfermagem e odontológico.

A enfermeira Pollyanne Magalhães, da equipe do PSF Santa Amália/Jardim Araçá, explicou que o inicio das atividades do Grupo Terapêutico na comunidade, na ultima terça-feira (14), foi uma grande vitória e um passo importante no tratamento desses pacientes.

“Além das rodas de conversas, serão realizadas palestras e outras atividades. Lutamos muito para trazer o programa para a nossa comunidade e, contamos com o apoio integral da Secretaria de Saúde”, disse ela lembrando que  o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer e 90% das mortes por câncer de pulmão.

O Tabagismo é considerado como uma pandemia silenciosa. A cada ano morrem em todo o mundo cerca de 5,4 milhões de pessoas, vítimas das doenças relacionadas ao tabaco. Se não forem tomadas medidas adequadas, em 2020 o tabagismo será responsável por 10 milhões de mortes por ano, com proporção de 1 em cada 6 pessoas consumidoras de tabaco mundialmente. Desses óbitos, 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento.

 

Como uma das atividades já planejadas pelas responsáveis técnicas pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em agosto mais um grupo de 10 profissionais da Saúde serão capacitados, cinco deles, das unidades localizadas na Regional Norte e os demais das outras Regionais, Sul, Oeste e Leste.