Notícias

Saúde / HUMANIZAÇÃO

01 de Julho de 2024 11h50

Unidades de saúde de Cuiabá proporcionam momentos de descontração e alegria a pacientes em tratamento

Letícia Kathucia

CAPS CPA IV

Arquivo

Os servidores do Centro de Especialidades Médicas de Cuiabá (CEM) realizaram na tarde desta sexta-feira (28) uma deliciosa comemoração junina, que contou com a participação dos servidores e pacientes da unidade. Brincadeiras e muitas comidas típicas tornaram a tarde de quem passou pelo local muito mais saborosa.

A coordenadora da unidade disse: "Nossa festinha teve o objetivo de trazer um momento alegre e descontraído para os pacientes que estiveram na unidade hoje. Toda a organização e custeio foram realizados pelos próprios servidores."

O CEM faz parte da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde da SMS, oferecendo à população exames e consultas ambulatoriais de diversas especialidades médicas, como ginecologia, cardiologia, pediatria, neurologia, pneumologia, urologia, entre outras. Cerca de 8 mil pacientes listados pela Central de Regulação são atendidos por mês na unidade. O CEM também é responsável pela distribuição de medicamentos controlados, sendo uma referência no estado para esse tipo de atendimento.

Outro evento ocorreu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do CPA IV, através da Coordenadoria de Saúde Mental de Cuiabá, que também realizou uma festa junina na sexta-feira (28) para os pacientes em tratamento na unidade e seus familiares. Brincadeiras e muitas guloseimas alegraram a todos os participantes do evento, que ocorreu das 07h às 11h.

A unidade atualmente atende 800 pacientes em tratamento contínuo. Para Roseli Batista Costa, coordenadora da Saúde Mental, atividades como estas são de extrema importância para os pacientes. "Este tipo de ação resgata a dignidade, o respeito e proporciona a eles mais qualidade de vida, pois permite interagir com os amigos. Muitas pessoas que estão aqui sofrem de depressão, e atividades como essa as fazem esquecer os problemas por um tempo e focar apenas na diversão", concluiu.