Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Homenagem
06 de Maio de 2016 11h41
Unidades de Assistência Social comemoram o "Dia das Mães"
Os Centros de Convivência de Idosos, os Centros de Referência de Assistência Social e a sede da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano realizam nesta sexta-feira (06) uma comemoração do “Dia das Mães”, que será celebrado no próximo dia 8. Festas, homenagens, presentes e até um dia de beleza são oferecidos às usuárias da assistência social e servidoras.
No Centro de Convivência "Padre Firmo", a festa começou cedo, com direito a café da manhã para as mais de 200 mães frequentadoras da unidade. Também foram realizadas apresentações musicais feitas pelo coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e de teatro, feito pelos próprios idosos. A cada intervalo houve o sorteio de brindes para as mamães e, ao longo da manhã, haverá ainda a declamação de poemas, repentistas e até a dupla sertaneja Kelly e Klinger, de Manaus, para animar a festa que vai se encerrar com um saboroso almoço.
Tudo feito especialmente para homenagear as mães e mostrar que elas não estão sozinhas, visto que, em muitos casos, elas têm seus filhos longe ou até já os perderam, de acordo com a coordenadora do Centro, Ivanildes Gonçalves.
“Essa comemoração faz parte do nosso calendário de atividades, como forma de homenagear a grande maioria dos nossos usuários, que são mulheres e mães. Fizemos a festa para aumentar a autoestima delas e fortalecer o vínculo entre elas e o nosso centro de convivência. É uma pequena homenagem, pois merecem”, disse a coordenadora.
A idosa Ivanildes Fernandes, 70 anos, comemorou a realização da festa e se emocionou com todas as homenagens. Ela se lembrou da sua falecida mãe e dos seus três filhos, que já não moram mais com ela e não convivem com frequência.
“É sempre bom ser homenageado. Me lembro quando minha mãe era viva e eu comecei a frequentar o centro aqui, há 10 anos, e tinha que faltar para ficar com ela, pois ela era deficiente visual; ela me disse para continuar vindo, porque, quando ela fosse embora, aqui seria minha companhia. E hoje, é isso que aconteceu. Aqui eu tenho amigos, companhia e uma outra família”, afirmou.
Florência Maria de Souza, 73 anos, também não escondeu a felicidade em poder participar da comemoração. “Faz tempo que venho no centro e sempre me emociono com essas comemorações. Tenho sete filhos e todos eles são os meus orgulhos. Receber essa homenagem que reconhece todo o esforço que, como mãe, fiz ao longo da vida, é muito gratificante. Só tenho a agradecer”, disse.
No Centro de Referência de Assistência Social no bairro Getúlio Vargas, a comemoração se inicia com um almoço dançante para as usuárias da unidade e segue durante toda a tarde. Mas não somente as usuárias da rede sócio assistencial foram lembradas. As servidores da secretaria de Assistência Social também foram homenageadas.
Nos Conselhos de Assistência é oferecido um dia de beleza para as mamães, que têm direito a maquiagem, fazer a sobrancelha, penteados e limpeza de pele. Já na sede da secretaria, as mamães foram recebidas com festa, flores e lembranças.
De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, várias atividades foram realizadas ao longo da semana com foco nas homenagens às mamães, como forma de agradecer a todas elas que nos permitiram estar aqui hoje.
“Foram realizados vários eventos em homenagem ao Dia das Mães nas unidades da Secretaria de Assistência Social. As crianças e adolescentes prepararam lembranças para levar para suas mães. Aquelas que são atendidas nas unidades da secretaria receberam homenagens e, hoje, as servidoras também foram homenageadas. Esta é nossa forma de agradecer a todas essas guerreiras que carregam no peito um coração onde cabe um mundo de lutas, de amor sem limites, de vitórias sem troféu”, afirmou o secretário.