Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Sem condições

06 de Maio de 2015 16h06

Unidades de assistência em Cuiabá terão atendimentos reduzidos por falta de repasses federais

KARINE MIRANDA

Michel Alvim

Arquivo

As unidades de assistência social vinculadas à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano terão os horários de funcionamento reduzidos para seis horas a partir da quinta-feira (07). O motivo é o não repasse de R$ 2,6 milhões de recursos do governo federal, fato que impossibilita a continuidade da prestação dos serviços.

Os recursos são necessários para a manutenção da Política de Assistência Social, responsável por realizar ações voltadas às políticas de superação da pobreza, promoção e garantia dos direitos humanos às pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, o governo federal tem a obrigação, por meio da Lei Federal n.º 8.742, de co-financiar o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito nacional.

No entanto, o repasse não tem sido realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e alguns programas já registram atrasos referentes a julho de 2014.

 “Sem os recursos federais, os serviços tendem a ser fechados e suprimidos, uma vez que o orçamento municipal não comporta o financiamento único dos serviços e benefícios. Já estamos mudando a carga horária de algumas de nossas unidades, para reduzir custos, o que certamente trará impacto na vida da população”, afirma o secretário.

Estima-se que mais de 20% da população se utiliza dos serviços, projetos, programas e benefícios executados pela Secretaria de Assistência Social. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá adequou à prestação de serviços e as unidades de assistência vão funcionar de acordo com suas possibilidades.

Funcionamento

Os Centros de Convivência para Idosos passam a funcionar das 7h às 13, enquanto a Casa dos Conselhos funcionará das 8h às 14h.  Já a unidade do Cuiabá Sem Miséria e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) funcionarão das 12h às 18h.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que incluem o programa Siminina, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil  (Peti) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) também funcionarão das 12h às 18h.

O Banco de Alimentos, a Padaria Comunitária, os Programas Habitacionais, bem como o Programa Bolsa Família, permanecem com o expediente em oito horas. As unidades de Proteção Social Especial e Conselhos Tutelares também mantem o expediente normal.

“Diante desse quadro é urgente e indispensável a regularização imediata dos repasses federais haja vista a necessidade de investimentos sólidos e permanentes para dar continuidade nas ações que contribuam no avanço conquistado até aqui”, concluiu.

Caso a situação os repasses não se normalize até o final do mês de maio, a Prefeitura de Cuiabá poderá tomar novas medidas, incluindo o fechamento das unidades que compõem a Proteção Social Básica.