Saúde / Alternativa
09 de Novembro de 2015 08h20
Unidade no Horto Florestal quer se tornar referência no atendimento por meio de práticas integrativas
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no período de 10 a 13 de novembro, das 08 às 12 horas, no Horto Florestal Tote Garcia a I Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O evento é destinado aos servidores do município e comunidade em geral e tem por objetivo principal, apresentar a unidade de saúde que esta sendo implementada para se tornar uma referência no atendimento nesse segmento.
O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Junior explicou que a unidade está sendo reestruturada e, deverá atender aos trabalhadores do município, inclusive em relação a capacitações.
“Hoje a unidade já realiza o atendimento ao usuário em várias práticas como a homeopatia, fitoterapia, plantas medicinais, terapia de roda e alimentos funcionais. Agora queremos expandir esse atendimento sensibilizando a todos, gestores, comunidade e parceiros, para a importância dessas práticas na prevenção e promoção da saúde e do bem estar do ser humano”, destacou.
Durante os quatro dias do evento, em tendas montadas em vários pontos do parque, serão realizadas diversas atividades e demonstrações em homeopatia, acupuntura (auriculoterapia), fitoterapia, terapia corporal, massagens, arte-terapia, arte em tempo real e benzedeiras.
Também está prevista na programação trilhas guiadas, visita ao viveiro de plantas medicinais e mini-oficinas de aromaterapia, alimento funcional e chás medicinais.
Praticas integrativas e complementares
As práticas integrativas e complementares são compostas por sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, também chamados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA).
Esses sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
Entre os pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo estão a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.
Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Assim, a Política Nacional de Atenção Básica preconiza que esse nível de atenção considera o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral.
A I Semana de Práticas Inegrativas e Complementares em Saúde conta com o apoio de vários parceiros entre eles a Secretaria de Meio Ambiente do Município e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além dos profissionais que desenvolvem as práticas integrativas.
Serviço
I Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – SUS/SMA/Cuiabá
Data: 10 a 13 de novembro
Horário: 08h00 às 12h00
Local: Horto Florestal Tote Garcia, Rua Ivan Rodrigues Arrais, Coxipó