Notícias

Saúde / TODOS CONTRA A DENGUE

29 de Junho de 2024 10h04

UBS do Cidade Verde realiza ação de orientação à comunidade e alunos sobre prevenção e medidas contra a proliferação do mosquito da dengue

Letícia Kathucia

Vicente Aquino

Arquivo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da equipe da UBS do Cidade Verde, realizou na manhã de sexta-feira (28), na Praça Central do bairro, uma grande ação de orientação e conscientização sobre os cuidados e medidas a serem tomados em relação ao mosquito da dengue. Apesar do aumento nos casos notificados e da baixa cobertura vacinal, que hoje é de apenas 7,6%, com 3.449 doses aplicadas, não há motivo para preocupação. Diante disso, as unidades que compõem a Superintendência da Atenção Primária têm intensificado as ações para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

A ação contou com a participação ilustre do personagem do mosquito da dengue, que animou os alunos da Escola Estadual Aureolina Eustácia Ribeiro (EEAER), os quais participaram de uma verdadeira jornada de informações sobre o mosquito, seus criadouros, métodos de prevenção, imunização e outros cuidados.

"Diante da grande preocupação com o avanço da doença, é crucial desenvolver atividades educativas em saúde nas escolas e na comunidade, incentivando a participação e conscientização popular por meio do compartilhamento de informações relevantes e qualificadas sobre a doença e seus vetores", explica a UBS responsável pela organização da ação.

Os alunos também participaram de oficinas e responderam a um questionário que revelou baixo conhecimento sobre a dengue e seus vetores. Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (27), de 01 de janeiro até a data de divulgação, foram registrados 2.078 casos, dos quais 1.784 foram confirmados. Outra preocupação é a cobertura vacinal, especialmente entre crianças de 10 a 14 anos.

O secretário adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Santana de Amorim, destaca que a maior dificuldade é alcançar a meta de 90% do público-alvo. "Estamos realizando diversas campanhas para orientar a população sobre os cuidados de prevenção e imunização, que são fundamentais para proteger vidas", frisa José Ricardo.