Mobilidade Urbana / Educação para o Trânsito
18 de Agosto de 2015 12h32
Turma da melhor idade recebe cartilha de mobilidade e conhece os seus direitos
A Prefeitura de Cuiabá fez nesta terça-feira (18) a apresentação da Cartilha de Mobilidade para Melhor Idade para cerca de 100 usuários do Centro de Convivência dos Idosos Aidêe Pereira do Nascimento, no Bairro Novo Horizonte. A cartilha, elaborada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), faz parte das ações de Educação para o Trânsito, e traz informações sobre os serviços disponíveis para o cidadão da melhor idade.
Durante a visita ao centro, o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, fez uma palestra aos presentes sobre os direitos da turma da melhor idade. Entre o serviços estão o cartão de estacionamento para idosos, o cartão para transporte coletivo e o direito ao transporte intermunicipal gratuito. Também participou da visita a secretária-adjunta, Anna Regina Feuerharmel, além de diretores da Semob.
“É uma satisfação estarmos aqui trazendo este trabalho construído em parceria com o Conselho Estadual do Idoso. Esta cartilha reúne informações que ajudam na construção de um trânsito mais seguro e mais humano. As pessoas de mais idade merecem atenção especial, assim como pedestres e ciclistas, que são os mais vulneráveis, e esta cartilha tenta sensibilizar todos os atores envolvidos no trânsito”, disse o secretário Thiago França.
A coordenadora do Centro de Convivência, Antônia Fernandes, agradeceu a visita e elogiou a iniciativa da Semob. “Estas informações são de muita valia. Às vezes o idoso fica sem saber de seus direitos porque falta comunicação. E a cartilha orienta e traz informações importantes que podem ser repassadas, até porque muitos usuários são analfabetos”, disse a coordenadora.
Segundo Antônia, para ajudar aqueles que ainda não leem e escrevem, funcionam no centro duas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos): no período matutino, das 7h às 11h, para os mais avançados que já sabem ler; e, no período vespertino, das 13h às 17h, para quem ainda não foi alfabetizado.
Cursos
Mantidos pela prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, os centros oferecem aulas de biscuit, origami, dança, ginástica, canto coral, pintura em tecido, artesanato e noções básicas de informática. Dos 410 usuários cadastrados atualmente no Centro de Convivência Aidêe Pereira do Nascimento, de 50 a 80 pessoas comparecem diariamente ao local.
Frequentador do centro há dois anos, o aposentado do Ministério do Trabalho Luís Mauricio, 65 anos, ficou satisfeito com a visita dos dirigentes da Semob. “Foi ótima esta apresentação, bem esclarecedora”, disse Luís, comentando o conteúdo da cartilha.
Aproveitando a visita, a assistente social do Centro de Convivência, Ana Carolina Sampaio, solicitou à Semob algumas intervenções para melhorar a segurança nas vias próximas a Rua Flamengo, onde fica o centro. O secretário Thiago França anunciou que vai revitalizar a sinalização de ruas transversais, como a Goiás e Brasília, e também pintar faixas de pedestres em determinados pontos das vias para aumentar a segurança na hora da travessia.
As cartilhas de Mobilidade para Melhor Idade já foram distribuídas pela Semob nos CCIs Padre Firmo (Porto) e João Guerreiro (Altos do Coxipó). O encerramento das visitas aos centros de convivência será na próxima terça-feira, dia 25 de agosto, no CCI Maria Ignês França Auad, no Bairro CPA III, a partir das 8h (Avenida Curió, s/nº CPA III-Setor III).