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06 de Abril de 2011 08h00
Turismo é debatido em Workshop na UNIRONDON
Com as presenças da secretária de Turismo da Capital, Tânia Barteli, e da consultora do Instituto Marca Brasil, Maude Silva, além de vários representantes do trading turístico local e regional, foi realizado ontem (05-04), no auditório da UNIRONDON, um workshop sobre Turismo. Na oportunidade foi debatida a potencialidade turística de Mato Grosso e os próximos passos a serem tomados para que esse segmento ganhe maior suporte operacional e qualidade, com vistas à Copa 2014. Segundo Barteli, o papel de articuladora da Prefeitura de Cuiabá é muito importante no decorrer do processo que envolve as deliberações traçadas pelo projeto do Instituto Marca Brasil.
"Os destinos indutores do Turismo Nacional passam agora a ser monitorados para que se promova as melhorias apontadas nos debates levados a efeito pelo Instituto Marca Brasil em vários workshops.
Barteli adiantou que o trabalho da Prefeitura de Cuiabá envolve não apenas a Secretaria Municipal de Turismo, mas também outras Pastas como Educação, Saúde, Seminfe (Infraestrutura). "No geral, os órgãos que compõem a parte administrativa da Capital estarão envolvidos neste projeto para fomentar o Turismo. Uma articulação importante na concepção dos resultados almejados pela Prefeitura e todos os membros do trading turístico". Ela ainda esclareceu que o trabalho será feito em sintonia com o Governo do Estado (Sedtur) e outras instituições parceiras, em nível público e privado.
Segundo a consultora Maude Piva, o projeto desenvolvido pelo Instituto Marca Brasil já começa a contabilizar os dividendos projetados quando da sua elaboração. "Desenvolvemos aqui mais uma etapa desse projeto, com 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Trata-se de um projeto contemplado pelo Ministério Nacional do Turismo, integrante do Plano Nacional do Turismo. Existe um Programa de Regionalização do Turismo para desenvolver destinos turísticos em potencial nacional e internacional. Hoje finalizamos o Módulo 3, que enfocou a questão da liderança articuladora e inteligência competitiva".
Ela ainda explicou que o projeto turístico da Marca Brasil não atende necessariamente a todos os profissionais do turismo. "Inseriu-se no trading (no denominado grupo gestor) a missão de trabalhar a competitividade dos destinos. O Ministério do Turismo fez parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas, e criou os índices de competitividade. Dessa forma foram avaliados vários destinos do País (65), dos quais
A Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá passa a ser a articuladora natural deste processo, informou a consultora. "Dispomos da coordenação do grupo, que comporta representantes de vários órgãos e entidades públicas e privadas, articulados pelo Poder Público do Município. Todas as pesquisas, ações propostas e outras iniciativas são apoiadas desta forma, sejam resultantes das áreas de Meio Ambiente, social, cultural, economia local, capacidade empresarial do destino, etc., vão ter apoio da Secretaria do Turismo e suas outras secretarias. Turismo é atividade econômica que não se sustenta sozinha, precisa de outras atividades parceiras", concluiu.