/
25 de Maio de 2011 12h48
Tratamento e pós-tratamento de esgoto são tema de curso de capacitação
De 25 a 27 de maio ocorre das 8h às 18 h na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/MT), bairro Boa Esperança, um curso de capacitação sobre tratamento com reatores e pós-tratamento aeróbio de efluentes. O objetivo é apresentar novas tecnologias e aplicações na operação e no desenvolvimento de projetos para Estações de Tratamento de Esgoto (ETES).
A gerente de Divisão de Operações de Esgoto da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Vânia Tarcila Borges, o gerente do Setor de Tratamento de Esgoto da companhia, Noé Rafael Silva e o gerente de Manutenção de Esgoto, Carlos Alberto Simões participam do curso.
O instrutor é o engenheiro químico da UFRJ, Marcelo Teixeira, que realizará aulas expositivas e trabalhos em grupos para conciliar de forma didática os conhecimentos teóricos e práticos.
Entre várias abordagens o palestrante apresentará os tipos de reatores, vantagens e eficiências alcançadas por esses sistemas, parâmetros de controle e operação, geração e descarte de lodo, tratamento preliminar de esgoto, aspectos hidráulicos e pós-tratamento por meio de lagoas, filtros biológicos, aerados e anaeróbicos, sistemas de lodos ativados, entre outros assuntos.
A gerente de Divisão de Operações de Esgoto da Sanecap, Vânia Tarcila Borges, explica que a Sanecap administra 35 Estações de Tratamento de Esgoto e possui nove reatores compactos e mais três que irão entrar em funcionamento, por isso “é importante estar antenado com as tendências do mercado e sobre a funcionalidade das tecnologias”.
O público alvo são engenheiros e profissionais da área de sistema de esgotamento sanitário. A carga horária total da capacitação é de 24 horas.