Educação / OBRA ENTREGUE

21 de Junho de 2024 10h24

Totalmente reformada, a EMEB Deputado Ulisses Silveira Guimarães é entregue à comunidade e atenderá até 600 alunos

MARIA BARBANT

Davi Valle

Arquivo

Com a presença da comunidade, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, entregou na noite desta quinta-feira (20), a 29ª obra do seu segundo mandato na pasta da Educação. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Deputado Ulisses Silveira Guimarães, localizada no bairro Ouro Fino, Regional Norte da capital. A unidade escolar tem capacidade para até 600 alunos. Durante o evento Emanuel Pinheiro destacou os avanços na Educação e disse que até o final de seu mandato outras cinco unidades educacionais devem ser entregues à população, totalmente reformadas.

“Este é um momento de valorização da educação pública municipal. De valorização das nossas crianças, a causa e a razão de todo o processo de transformação da educação pública de Cuiabá. Nossos filhos, nossos netos, nosso maior patrimônio, precisam ter além de grandes e dedicados profissionais, unidades educacionais dignas. Isso é respeito e amor por nossas crianças e por nossos profissionais, é a sensibilidade de uma gestão que investe no ser humano”, disse Emanuel Pinheiro.

O prefeito lembrou que ao assumir o executivo municipal em 2017, a escola atendia pouco mais de 100 estudantes, numa estrutura precária. “Foi um compromisso que assumi de promover uma reforma completa na EMEB Ulisses Silveira Guimarães, a fim de garantirmos um espaço educacional adequado e, até o final do meu mandato, mais cinco outras unidades, serão entregues à população, totalmente reformadas”, disse Emanuel Pinheiro.

Emanuel Pinheiro destacou alguns dos programas implementados na sua gestão como o Climatizar é Humanizar lembrando que ao assumir a Prefeitura de Cuiabá, somente 17% das 150 unidades da rede pública municipal de educaçao tinham ar condicionado nas salas de aula. Com o Programa Climatizar é Humanizar a rede possui hoje 100% das unidades climatizadas.

O vice-prefeito José Roberto Stopa disse que a grande marca da gestão Emanuel Pinheiro é o legado que irá deixar na Educação. “Quando investimos nas crianças, investimos no futuro das pessoas e promovemos uma grande revolução educacional e assim temos feito. Essa unidade, assim como as outras entregues pela gestão Emanuel Pinheiro não perdem para nenhuma escola particular, do ponto de vista pedagógico e de infraestrutura”, salientou José Roberto Stopa.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou o trabalho desenvolvido pela da equipe gestora e o apoio da comunidade. “Fico feliz quando os pais participam dos nossos eventos. Isso valida o trabalho da equipe gestora e o aprendizado que os estudantes recebem. A gestão Emanuel Pinheiro tem essa prioridade, a qualidade na educação”, disse Edilene Machado.

Emocionada a diretora da EMEB Ulisses Silveira Guimarães, Sandra Aparecida Silva Moraes, ao lado da coordenadora pedagógica, Dulcinea Tomas de Aquino agradeceu aos profissionais, o apoio da comunidade e à gestão. “Hoje temos uma escola totalmente transformada e, com certeza, estaremos entregando resultados educacionais ainda mais significativos”, destacou.

Participaram do evento o secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Wilton Coelho, o vereador Adevair Cabral, lideranças comunitárias, gestores de várias unidades e profissionais da educação.

Reforma geral

As obras na EMEB Ulisses Silveira Guimarães tiveram início em setembro de 2022 e foram executadas com recursos próprios do Município.

A unidade educacional recebeu novas cobertura, forro e instalações elétricas. Os banheiros foram readequados, assim como a cozinha, área de serviço e todo o setor administrativo, melhorando a distribuição dos espaços e fluxos.

A antiga torre da caixa d’água foi removida e uma nova foi edificada, com capacidade para 30 mil litros.

A reforma geral atendeu às normas atuais de acessibilidade com a instalação de rampas, guarda-corpos e corrimãos, piso podotátil, placas de sinalização, banheiros para alunos com necessidades especiais (incluindo espaço para banho), e as normas de prevenção e combate a incêndio e pânico.

A escola ganhou local adequado para lixo, abrigo de gás e um novo estacionamento com nove vagas. No aspecto visual, ganhou um novo pórtico de entrada e paisagismo.