Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SEMANA PEDAGÓGICA

04 de Fevereiro de 2018 09h56

TNE recebem treinamento prático sobre processamento de alimentos

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

Na programação da Semana Pedagógica 2018  da Secretaria Municipal de Educação (SME) na última sexta-feira (03), o treinamento prático/teórico dos Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) foi voltado ao processamento dos alimentos, especificamente as frutas que compõe o  Cardápio da Alimentação Escolar. A Semana Pedagógica prepara os profissionais de Educação, de todas as áreas, para o início do ano letivo.

Neste primeiro momento, os TNE da Educação Infantil, que atuam nas Creches Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), foram o público alvo do treinamento. De acordo com a gastrônoma da prefeitura, Renata Mantovani, a temática de manipulação e cortes de frutas foram dicas surgidas no ano letivo passado.

“Nós ensinamos a eles a maneira correta de cortar as frutas de modo a aproveitar o alimento como um todo. Na aula show, demonstramos os cortes com várias frutas e também  com a melancia que era uma das dúvidas mais frequentes onde também ensinamos uma nova receita que está no cardápio escolar”, explicou Renata.

A aula show preparada pela equipe gastronômica, único grupo de profissionais da área inseridos na rede pública no Brasil, ainda mostrou o fluxo das frutas pelas unidades educacionais desde o seu recebimento, feito pelo profissional TNE, até o armazenamento, a higienização, o porcionamento e a distribuição da fruta aos escolares.

Para o TNE da Laerte José Vieira, do CMEI José Garcia Neto, o treinamento serve também como uma troca de informações entre os colegas, uma vez que, a experiência adquirida na cozinha, ao longo dos anos, oferece essa bagagem de informações.

“Esses treinamentos são essenciais porque, além de trocar informações entre os colegas também há a necessidade de estarmos adquirindo mais informações. A laranja, por exemplo, na hora de descascar existe uma técnica que solta a casca mais fácil se você deixar ela na água uns 10 minutos antes de descascar”, disse o profissional durante o treinamento como sugestão e troca de informação.  

Alimentação Escolar

A rede de Alimentação Escolar do município é referência em Mato Grosso e no Centro Oeste por ser a única capital do país com o selo de Alimentação Consciente. Além disso, Cuiabá é a única capital a contar com uma equipe de gastronomia na rede, com desenvolvimento de trabalhos inovadores de receitas, técnicas de melhor aproveitamento dos alimentos com base na economia dos recursos públicos e uma alimentação mais saudável para os alunos, e outros importantes pontos de atuação.