Mobilidade Urbana / Segurança no Trânsito
13 de Novembro de 2015 14h42
Thiago França participa em São Paulo do Fórum Consultivo do Denatran
O Secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Thiago França, participa nesta sexta-feira (13) em São Paulo do Fórum Consultivo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A reunião do Fórum Consultivo é uma extensão do Fórum Via Futuro, promovido pelo Ministério das Cidades, por meio do Denatran, e que foi realizado nos dias 11 e 12 na capital paulista.
Na condição de representante do Centro-Oeste no Fórum Consultivo do Sistema Nacional de Trânsito, França está participando de debates de questões relacionadas à segurança no trânsito, que interessam aos estados e municípios brasileiros e também ao Detran (Departamento de Trânsito).
Os assuntos debatidos no fórum servirão de referência para a 2ª Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito, promovida pela ONU, que será realizada em Brasília na próxima semana (dias 18 e 19), quando serão avaliados os avanços do tratado assinado pelo Brasil em Moscou, em 2010.
“Um dos temas em debate é o projeto de lei da Casa Civil da Presidência da República para majorar os valores das multas de trânsito e também a obrigatoriedade dos exames toxicológicos para 2016”, explicou Thiago França.
Outros temas que secretários de trânsito de todo o país estão discutindo na capital paulista é a edição de uma nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) disciplinando melhor a municipalização do trânsito; a formação para condutor de ambulância (curso de formação pelo Denatran); edição de resolução para nova sinalização de trânsito para o VLT; e, o principal assunto, a nova política nacional de trânsito.
“O Brasil, como signatário da ONU, tem o compromisso de promover ações para reduzir o número de acidentes até o ano de 2022 e as conclusões dos assuntos aqui debatidos serão levados para a conferência na semana que vem”, disse o secretário.
Presente na abertura do Fórum Via Futuro, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, reforçou que a meta é reduzir em 10 anos 50% das mortes no trânsito. Ele explicou que atualmente os acidentes relacionados ao trânsito no Brasil já são a principal causa de mortes de crianças e adolescente com até 14 anos. Kassab lembrou que a ONU baixou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a `Década de ações para a segurança no trânsito´.
“Em consonância com essa resolução, decidimos realizar esse fórum. Daí a importância da participação dos municípios nesse trabalho, para que possamos atingir a meta”, disse o ministro. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), diariamente cerca de 3 mil pessoas morrem em ruas e estradas de diferentes países; e, se nada for feito, no ano de 2020 o trânsito vai matar 1,9 milhão de indivíduos e deixar outros 50 milhões com alguma sequela.