Notícias

Mobilidade Urbana / Praça Popular

16 de Junho de 2016 16h45

Testes vão definir se ruas terão sentido alterado para melhorar acesso

CARLOS MARTINS

Marcos Vergueiro

Arquivo

Os motoristas que trafegarem em direção à Praça Popular nesta sexta-feira (17), devem ficar atentos. É que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), atendendo a uma notificação do Ministério Público Estadual (MPE), vai fazer testes em duas vias, invertendo o sentido das Ruas Senador Vilas Boas e Castelo Branco, para verificar se problemas de congestionamento serão resolvidos. A Praça Popular é um espaço tradicional de Cuiabá, com restaurantes, bares e casas noturnas, que atrai um grande público, principalmente no fim de semana.

Atualmente, para quem desce a Avenida Isaac Póvoas ou a São Sebastião, o acesso à praça se dá pela Rua Senador Vilas Boas (primeira rua à direita da São Sebastião, após o cruzamento com a Isaac Póvoas).  Só que nesta sexta-feira, a entrada de acesso à praça será pela Castelo Branco, a rua que fica a uma quadra da São Sebastião, que é paralela. A via de saída para quem estiver na praça será pela Senador Vilas boas, que terá sentido único entre a Castelo Branco e a São Sebastião.  Da Castelo Branco a Estevão de Mendonça (outra via de saída), a Senador Vilas Boas continua com o mesmo sentido.

Desde o início do ano algumas medidas já haviam sido tomadas pela Semob para resolver alguns problemas, discutidos em reuniões feitas com moradores, comerciantes e o Ministério Público. Moradores reclamavam a respeito de reservas indevidas de vagas ao longo da Senador Vilas Boas e também das dificuldades para chegarem às suas residências por causa do congestionamento. E os testes que serão realizados visam encontrar uma solução.

“Só estava faltando resolver a questão do congestionamento. Atualmente, do jeito que está, o trânsito fica trancado na Isaac Póvoas e também ocorrem congestionamentos na São Sebastião. Os testes que serão feitos, definidos em conjunto com os comerciantes, têm a finalidade de verificar se vai melhorar o fluxo de veículos”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Sinalização

Se os resultados forem positivos, na próxima semana a Semob já inicia a sinalização horizontal e vertical, com a substituição de placas, para, posteriormente, dar início a operacionalização das alterações. “Se a equipe perceber que deu certo, que o trânsito fluiu, que vai resolver o gargalo, nós já vamos na semana que vem começar as alterações da sinalização”, acrescentou Thiago França. Além dos agentes de trânsito que estarão no local orientando os motoristas, os técnicos da engenharia também estarão no local monitorando.

“A Isaac Póvoas tem uma caixa viária melhor para acomodar os veículos que trafegam e buscam acessar a Praça Popular. O carro, em vez de sair da Castelo Branco para a Isaac Póvoas, ele entra. Porque, se gerar fila, a Isaac Póvoas tem mais faixas de rolamento para o trânsito fluir e a São Sebastião não tem esta capacidade e ainda tranca o cruzamento dela com a Isaac Póvoas”, justificou Thiago França. “O veiculo que entra pela Castelo Branco, pode sair pela Senador Vilas Boas ou para a São Sebastião ou para a Estevão de Mendonça. Nas demais ruas, como na Brigadeiro Eduardo Gomes, não haverá nenhuma alteração”, acrescentou o secretário.

De acordo com o diretor de Trânsito da Semob, Gustavo Albino, as equipes estarão trabalhando nos três turnos – manhã, tarde e noite. Cones também serão usados para orientar os motoristas.  “Estaremos no local a partir das 6h30 e prosseguiremos com o trabalho até a meia-noite, já que no período noturno aumenta o fluxo de veículos naquela região”, explicou o diretor.

Carga e descarga

Uma das antigas reclamações dos moradores era sobre o uso inadequado de vagas para carga e descarga, já que muitos estabelecimentos utilizavam cones para fazer a reserva das vagas. Conforme entendimentos com os próprios comerciantes, o problema foi resolvido com a criação de mais três pontos de embarque e desembarque de caminhões que levam mercadorias para os estabelecimentos comerciais.

Na Rua Senador Vilas Boas foram criadas duas vagas com permissão para carga e descarga até as 18h e, durante o dia, o estacionamento é permitido do lado direito da via. Na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, além da vaga que já existe, foi criada outra para que os caminhões façam a entrega das mercadorias. Após as 18h, estas vagas podem ser utilizadas para o embarque e desembarque dos clientes dos estabelecimentos. Nestes pontos, trabalham os profissionais de valet, manobristas que levam os veículos para estacionamentos localizados nas proximidades.