Saúde /
30 de Dezembro de 2010 15h40
Teste rápido de HIV/ Aids é realizado em Cuiabá
A coordenadora da Educação em Saúde, Marlene Leite, divulgou hoje (30/12) o resultado da campanha de combate a DST/ Aids realizada nas cinco Policlínicas de Cuiabá. No total foram realizados83 testes rápidos, todos obtiveram a sorologia negativa. “Tivemos uma boa aceitação na realização dos exames rápidos de HIV. Sabemos que ainda existe muito preconceito e medo em torno da Doença”, disse Marlene Leite.
A campanha que aconteceu na primeira semana de dezembro teve o objetivo de promover a realização do exame rápido de DST/AIDS nas cinco Policlínicas da Capital (exceto Pedra 90). No total foram 83 testes rápidos realizados, sendo 30 na Policlínica do Paschoal Ramos, 15 testes rápidos na Policlínica do Planalto, 3 testes rápidos na Policlínica do CPA, 26 testes rápidos na do Verdão e nove testes na Policlínica do Coxipó.
Marlene Leite informou que os exames foram realizados em pessoas adultas com idade entre 20 e 50 anos. “Estamos passando por um processo de conscientização da população. Queremos fazer políticas públicas de diagnóstico rápido e tratamento para que evitar a contaminação de outras pessoas”, acrescentou.
De acordo com a coordenadora, a previsão da secretaria é que a partir de fevereiro os testes rápidos de HIV sejam disponibilizados para a população através das Policlínicas. “Queremos que esse exame entre para os exames de rotina disponíveis nas unidades secundária da rede”, frisou.
Segundo ela, o município deve se reunir com a secretaria de estado para solicitar nova remessa dos exames. “Vamos capacitar e sensibilizar outros servidores para atuar nas Policlínicas”.
Mais informações:
3617-7379