Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA
21 de Novembro de 2017 14h07
Terceira edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa será lançada nesta quarta
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança nesta quarta 22, das 8h às 11h, no auditório do Instituto PROASPI, a 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O instrumento estratégico, planejado e disponibilizado pelo Ministério da Saúde, será usado para melhoria na qualificação e organização do processo de trabalho das equipes de saúde da Atenção Primária. Ela também contribuirá para a adequação do fluxo de atendimento dentro da perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo mapeamento da SMS, até 2022 a Capital possuirá cerca de 70 mil idosos. Diante dessa perspectiva, nesta fase de implantação, 54% dessa população, ou seja, 35 mil pessoas já serão beneficiadas com a caderneta. Por meio dela, serão possíveis registros e o acompanhamento de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, condições de saúde e hábitos de vida do idoso, bem como a identificação de suas vulnerabilidades e oferta de orientações para o autocuidado desse público. As informações serão acompanhadas rotineiramente por um prazo de cinco anos.
Para a secretária municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, a caderneta será um instrumento valioso que auxiliará no processo de humanização dos serviços. “Ela permitirá a identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização, possibilitando aos profissionais de Saúde o planejamento, organização das ações e um melhor acompanhamento do estado dessa população. Já para os idosos será um utensílio de cidadania, onde terão em mãos, informações relevantes para o melhor acompanhamento de sua saúde. Ou seja, é um ganho que fortalecerá os processos de cuidados a esse público que precisa de uma atenção especial”, frisou a gestora.
Serviço
Pauta: Lançamento da 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Data: Quarta-feira, 22
Hora: 8h às 11h
Local: Rua Comandante Costa, N.1993 bairro Centro Sul