Governo / DIGNIDADE
13 de Agosto de 2024 12h00
“Temos é que levar os benefícios e a igualdade para todos os lares”, afirma prefeito Emanuel Pinheiro após famílias do Jonas Pinheiro III receberam ligações provisórias de água
Para Ana Fátima da Conceição, 59 anos, a garantia da água na torneira de casa é boa-nova para a rotina doméstica e para o pequeno comércio da família. Ela, o marido, filha e dois netinhos moram no Residencial Jonas Pinheiro III, comunidade que agora contará com o amparo da distribuição de água tratada de forma regularizada, graças à instalação das ligações das residências à rede. A entrega oficial da rede de distribuição acontece nesta terça-feira, às 10h.
A melhoria à comunidade se consolida após a autorização formal da Prefeitura de Cuiabá, baseada na Lei Municipal 6.213/2017, que permitiu o cadastramento de famílias pela Águas Cuiabá, concessionária de serviços de saneamento. Foram implantados 280 metros de rede de água e instalados 366 cavaletes com hidrômetros, viabilizando a interligação e fornecimento às residências.
O cadastramento das famílias foi feito de porta em porta, na união de esforços entre Prefeitura Municipal, Águas Cuiabá e Agência Reguladora, a Arsec. A chegada da infraestrutura adequada deixará para trás o cenário de mangueirões improvisados pelas ruas, quintais e mata que cerca o residencial.
“É um novo tempo para essas famílias, um tempo com mais dignidade, com mais saúde, com mais conforto. É mais uma mostra do olhar humanizado de nossa gestão e do poder transformador do saneamento. Chegamos a uma solução após meses de discussões, análises de viabilidade técnica e jurídica, colocando o ser humano em primeiro lugar”, declara o prefeito Emanuel Pinheiro.
Os benefícios já são comemorados pela comunidade. “Chegou na hora certa pra nós e a gente só tem a agradecer a cada um que se empenhou para que isso possa se concretizar. Nós temos aqui idosos, deficientes, muitas crianças e uma vida difícil. A gente queria ter a oportunidade de ter a água certinha, na torneira, cada um com o seu talão. É uma nova vida pro Jonas Pinheiro III”, afirma o presidente da Associação de Moradores, Washington Xavier.
A Águas Cuiabá observa que as ligações provisórias trazem ao cidadão consumidor os mesmos direitos e deveres dos demais clientes, que habitam áreas com infraestrutura já formalmente regularizada na área urbana de Cuiabá. A concessionária alerta que a existência de ligações clandestinas impacta a toda a sociedade e pode ocasionar problemas de baixa pressão na rede como um todo, riscos de contaminação e casos pontuais de falta d’água.
“Cada residência agora tem o seu hidrômetro e isso significa muito mais do que um medidor de consumo. Estar conectado à rede, do jeito certo e seguro, é garantia de acesso a água de qualidade, é inclusão no saneamento. Isso impacta positivamente a vida de centenas de pessoas, o que orgulha a todos nós, da Águas Cuiabá”, pontua Leonardo Menna, diretor geral da concessionária.