Notícias

Educação /

25 de Julho de 2012 11h25

Técnicos em Nutrição Escolar de Cuiabá são qualificados para melhorias na alimentação dos alunos

Tharyana Durigon - 3645-6578


Os Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) da rede municipal de ensino estão participando, durante esta semana, da “Formação para TNE das Unidades Escolares e Creches da Rede Municipal de Educação de Cuiabá”, nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS).

Este momento, promovido pela coordenadoria de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem como finalidade trabalhar as seguintes temáticas: Programa nacional de alimentação escolar; higiene geral e pessoal; recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos; patologias relacionadas à nutrição; noções de microbiologia; e contaminação e aproveitamento dos alimentos.

A oportunidade de proporcionar melhorias acerca da alimentação escolar atinge a totalidade dos TNE’s das escolas municipais, do campo e das creches. Para dar a devida atenção às dúvidas destes profissionais, o curso foi organizado por regionais. Nos dias 23 e 24 de julho foram atendidos os técnicos da regional sul e das escolas do campo. Hoje e amanhã será a vez das regionais norte e leste e, para encerrar, na sexta-feira a formação será para os TNE’s de creches.

A iniciativa tem como objetivo, ainda, fomentar discussões, troca de ideias e experiências, relacionadas às atividades integradas ao cotidiano das unidades e, dessa forma, dar continuidade à qualificação desses profissionais.

A Formação está sendo ministrada pelas nutricionistas Mônica Rosa da Silva, Raquel Caldas Meireles Mello, Soraia de Figueiredo, Kátia Espírito Santo Rodrigues, e pela técnica em Alimentos, Laura Gabrielle F. Ramos; tendo, ainda, como articuladores o coordenador de Alimentação Escolar da SME, Odovaldo Fortes, e a professora especialista, Aparecida Pimentel Vieira, membro da coordenadoria de Formação.

Ao encerrar as atividades com cada turma, os participantes respondem a uma avaliação para apresentarem suas observações e aprendizado diante do que foi visto.