Saúde / VIRADA DE PÁGINA
29 de Julho de 2019 12h15
Técnicos do Ministério da Saúde apontam HMC como case de sucesso para outros Estados
Técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Cuiabá para a quarta vistoria oficial no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho. A ação, realizada na última quinta-feira (25), faz parte da rotina do órgão federal para analisar a capacidade instalada, bem como os serviços que já foram colocados em funcionamento.
A coordenadora geral do departamento de Regulação Avaliação e Controle na Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Neyde Gloria Garrido, enfatizou que o HMC tem sido apontado pelo órgão federal como case de sucesso para outros Estados.
“O Ministério da Saúde está envolvido na construção do HMC e nós estamos acompanhando tudo desde o início, do projeto de obra, a entrega e agora ao funcionamento das etapas. Este hospital já tem um papel muito importante, primeiro porque está aproveitando a experiência exitosa do Hospital São Benedito e com isso, desafogando o fluxo de assistência não apenas de Cuiabá, mas de todo o Estado. Pra nós do Ministério é sempre muito importante vermos esse excelente resultado e estamos levando-o como experiência e case de sucesso para outros Estados. Sabemos que Rondônia e Goiânia já vieram aqui conhecer o HMC e temos a plena certeza de que outros Estados também virão, pois este hospital, da forma com que está sendo implantado e equipado é, sem dúvida, um marco para o SUS - Sistema Único de Saúde” destacou a coordenadora.
Para o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Alexandre Beloto o reconhecimento do Ministério da Saúde demonstra que a gestão Emanuel Pinheiro está no caminho certo.
“O reconhecimento e os elogios que o HMC vem recebendo das equipes técnicas do Ministério da Saúde ao longo de suas vistorias, demonstram mais uma vez que o prefeito Emanuel Pinheiro está no caminho correto na proposta de virar a página da Saúde em Cuiabá. O que o prefeito está fazendo é inovador, é único e auxilia não apenas a nossa Capital, mas, consequentemente, toda a Saúde de Mato Grosso que busca atendimentos aqui”, enfatizou Beloto.
HMC - Já estão em funcionamento o ambulatório com mais de 13 especialidades médicas, 180 leitos clínicos com equipamentos de última geração, farmácia satélite e o parque tecnológico de imagens, com serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além de 40 leitos de UTI.
A decisão de entregar o HMC em etapas também vem sendo elogiada pelo Ministério da Saúde, que considera a unidade como uma das melhores entidades públicas de saúde em implantação no país, pois segue rigorosamente o cronograma estipulado, observando as legislações e as especificidades de cada setor.
Quando a unidade estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos ao todo, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia), além do moderno centro de imagens e o heliponto.