Saúde / Vida saudável
05 de Novembro de 2015 15h56
Técnicos da Vigilância Sanitária apresentam as ações do programa que monitora uso de agrotóxicos em alimentos
A Vigilância Sanitária (VISA) de Cuiabá realiza nesta sexta-feira (6), das 08h00 às 12h00, na Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), reunião para apresentação das ações realizadas na capital, dentro do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Estarão presentes a reunião técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Vigilância em Saúde de Mato Grosso (VISA MT) e empresários do setor supermercadista.
O Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), do governo federal, foi implantado em 2001 pela ANVISA, e tem como finalidade a coleta de alimentos (grãos, frutas, legumes e verduras) para análise laboratorial de resíduos de agrotóxicos.
“O principal objetivo do Programa é verificar se os alimentos que chegam à mesa da população apresentam níveis de resíduos de agrotóxicos dentro dos Limites Máximos de Resíduos (LMR) estabelecidos pela ANVISA. Por meio do Programa também são verificados se os agrotóxicos utilizados estão devidamente registrados no país e se foram aplicados exclusivamente nas culturas legalmente autorizadas”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde do município, Silvana Miranda.
Um importante aspecto do Programa é a rastreabilidade, ou seja, se após as análises laboratoriais dos produtos for detectada alguma irregularidade nos níveis de agrotóxicos o produto é rastreado em toda a sua cadeia produtiva até a origem. Nesse caso, o produtor poderá ser punido pelo uso irregular de agrotóxico.
Os resultados do PARA, segundo a coordenadora, contribuem assim para o controle de riscos e proteção da saúde através do consumo de alimentos de qualidade e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) secundárias à ingestão cotidiana de quantidades perigosas de agrotóxicos. Além disso, subsidiam os órgãos competentes na tomada de decisão, e na orientação aos produtores visando as Boas Práticas Agrícolas, articulação com os comerciantes para o rastreamento desses produtos, e a certificação quanto da origem dos alimentos.
Em Cuiabá, o Programa foi implantado a cerca de cinco anos. Desde então foram realizadas várias coletas de frutas e legumes em supermercados para serem submetidos a exames em laboratórios credenciados pelo Programa. Os resultados dessas análises são divulgados pela ANVISA anualmente.
Serviço
Reunião do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)
Data: 06/11
Local: Auditório da Associação dos Supermercados de Mato Gross (Asmat), Avenida Beira Rio, 220, Bairro do Porto.
Hora: 08h00 às 12h00
Programação
08h00 às 08h30 – Credenciamento
08h30 às 09h00 – Mesa de autoridades
- Alessandro Morbeck – Presidente da Asmat
- Ezequiel Borges de Campos – Promotor de Defesa do Direito do Consumidor
- Silvana M. R. Arruda de Miranda – Diretora de Vigilância em Saúde de Cuiabá.
- Gisela Viana – Superintentende do PROCON
09h00 às 09h45 – Conferencia 01: O Programa de Analise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) – Panorama e Desafios –
Palestrante: representante da GGTOX/ANVISA
09h45 às 10h00 - Coffee break
10h00 às 10h45 – Conferência 02: “Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Agrotóxicos (Rama)”
Palestrante: Marcio Milan – Vice-presidente Abras
10h45 às 11h30 – Mesa de debate: “O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) em Mato Grosso e a legislação de rastreabilidade de produtos in natura”
Palestrante: Emerson Francisco de Araújo – Coordenador Estadual de Vigilância Sanitária
Palestrante: Carolina Arruda Guimarães – Coordenadora de Vigilância Sanitária de Cuiabá
11h30 às 12h00 – Discussões. Encerramento.