Saúde / Troca de experiências
11 de Outubro de 2016 16h59
Técnicos da Atenção Básica participam de encontro de saúde coletiva
Técnicos da Secretaria de Saúde de Cuiabá participam até estaa quarta-feira, dia 12 de outubro, do 7º Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, cujo tema central é “Pensamento crítico, emancipação e alteridade: agir em saúde na (ad)diversidade”. O evento reúne pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde e participantes de movimentos sociais.
Durante o congresso, que está sendo realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), os técnicos estarão orientando participantes e visitantes além de expor informações sobre alguns dos programas desenvolvidos nas unidades básicas de saúde da capital.
A coordenadora de Programas Especiais da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Oriana Frutuoso Flumignan, destacou que o congresso que tem como foco a saúde coletiva é, o local ideal para a reflexão da pluralidade de experiências sociais. Ao comentar sobre a escolha do tema central a coordenadora disse que a questão reflete a preocupação dos pesquisadores e profissionais da Saúde com a situação, complexa e desafiadora da sociedade.
“A ideia é incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para esta área no contexto contemporâneo, reunindo aqueles que querem pensar, debater, construir e refinar a sua participação no campo da saúde e no desenvolvimento da Saúde Coletiva brasileira”, destacou.
Durante o evento os técnicos da que entre os programas que estão sendo expostos no evento estão o de combate a Hanseníase, Tuberculose e Tabagismo, Saúde da Mulher e do Homem.
No primeiro dia do Congresso, na tenda Paulo Freire, além de dinâmicas aconteceram rodas de conversa sobre alguns temas como as terapias comunitárias integrativas desenvolvidas em Cuiabá, no Horto Florestal, atendendo aos trabalhadores da saúde e também a comunidade.
No estande do Cosems, os técnicos da Atenção Básica estão aproveitando o momento para trocar experiências com participantes dos municípios. Um dos temas em evidencia foi a doença falciforme. Cuiabá está construindo a rede de atendimento aos pacientes junto com o Hemocentro de Mato Grosso e, deve discutir o assunto durante o 1º Encontro Regional das Hemonoglobinopatias de Mato Grosso. O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa.
Programação
Com uma programação bastante dinâmica e fruto de uma construção coletiva em todas as suas etapas, a programação do Congresso reúne as mais variadas visões e investigações sobre a dimensão social do processo saúde e doença. Além disso pretende deixar em evidencia as propostas e projetos que apontem avanços e rupturas frente aos atuais modelos estabelecidos.
Confira a programação completa do 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (7º CBCSHS), no site do evento, no endereço www.abrasco.org.br.